x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.841

Empregado registrar-se como MEI - aposentadoria

Leandro de Oliveira Marques

Leandro de Oliveira Marques

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 21:01

Pessoal, boa noite!

Por algum tempo monitorei o fórum contábeis e pude perceber que se trata de um ótimo local para se discutir assuntos muitas vezes polêmicos e de difícil compreensão. Resolvi então me cadastrar, não só para tirar minhas dúvidas, mas também para ajudar a esclarecer dúvidas. Espero poder contribuir com o aprendizado de todos os participantes.

Bom, para começar, gostaria de ajuda para esclarecer uma dúvida: Sou empregado com carteira assinada, e gostaria de abrir um escritório de contabilidade, já que sou Técnico em Contabilidade registrado no CRC. Observei que posso me cadastrar como MEI, mas fui informado que, como MEI, a contribuição ao INSS, para aposentadoria, só é válida para aposentadoria por idade. Isso significa que a contribuição que faço como empregado também só servirá para a aposentadoria por idade? Como fazer para não ser prejudicado, já que, segundo meus cálculos, poderei me aposentar com 55 anos se continuar contribuindo por tempo de serviço?

Leandro O. Marques
Goiânia-GO
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 09:56

Leandro,
Você poderá iniciar o seu escritório como pessoa fisica,as empresas vão reter de você 11% a título de inss, até o teto máximo(3.916,20), que vai ser a sua contribuição para fins de beneficios.Se correr tudo bem, depois você poderá abrir uma empresa no simples, aí não haverá mais retenção das empresas(inss), você deverá pagar apenas 11% s/as retiradas, valor a ser estipulado por você; esta contribuição vai dar continuidade ao seu inss.

Espero que tenha entendido,

Um abraço,



Rogerio de Souza Santos
Leandro de Oliveira Marques