x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 5.029

Recolhimento INSS

Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti

Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 14:22

Boa tarde!!! Amigos, sou contador autônomo, contribuo para o INSS sobre o teto máximo de contribuição que é de R$ 3.916,20 no fgts das empresas que presto serviço como autônomo.

Estou pensando em abrir minha inscrição como contador pelo MEI
(Micro Empreendedor Individual), como minha renda é inferior a R$ 5.000,00 que é o teto máximo do MEI.

Agora minha dúvida é:

* Se eu abrir inscrição como contador pelo MEI, vai influenciar ou prejudicar minha aposentadoria, já que na atualidade eu contribuo como autônomo sob o teto máximo?
* Pois pelo MEI irei recolher para o INSS 3% sobre o salário mímino? e com isso não poderei mais recolher sob o teto máximo?

Atenciosamente;
Fúlvio Cavalcanti

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 15:45

Boa tarde Fulvio.

Voce podera continuar contribuindo pelo teto maximo, mas complementando como contribuinte individual.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
PAULA CRISTINA Feitosa NUNES

Paula Cristina Feitosa Nunes

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 17:14

se voce quizer poderá fazer uma previdencia privada , já que voce recolhe pelo teto, veja o link que o noso colega postou ,o mais recomendado seri uma previdencia privada, consulte a MP 529/2011
veja :

A MP 529/2011, publicada dia 07/04/2011, permitira ao MEI, recolher o INSS com a alíquota de 5%, e não 11%