x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.112

INSS de funcionários recolhido ausentes no sistema

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 14:31

Tenho como cliente uma ONG c/ convênios firmados c/ a Prefeitura SP sob um único CNPJ.
Ocorre que os funcionários alocados em seus respectivos convênios tem recolhimento de encargos em 03 GFIPs mensais distintas sob o mesmo CNPJ pois o endereço é o mesmo.
Um funcionário teve afastamento por Aux. Doença e no extrato obtido junto ao INSS simplesmente não aparece recolhimento de INSS sem os quais o valor de seu benefício será erroneamente reduzido. Conferi os dados como nome, PIS, CTPS e estes estão corretos.
Consultei extrato FGTS e constam os respectivos depósitos o que me faz entender que não houve erro no processamento da GFIP.

Alguém já passou por algo parecido?
Como resolver este problema?

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 15:01

Se foram enviadas 3 GFIPs distintas com as mesmas chaves (código, competência, FPAS e CPNJ) a última GFIP enviada substitui as outras para a previdência, ou seja, a previdência deve ter apenas a informação da última GFIP gerada.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:00

Foi verificado se houve realmente o pagamento das guias de INSS?

Sim. Houve recolhimento.

...a última GFIP enviada substitui as outras para a previdência, ou seja, a previdência deve ter apenas a informação da última GFIP gerada.


Era o que estava pensando...
- Seria o caso de, após recolhidas todas as guias referentes às GFIPs, enviar uma GFIP única com todos os funcionários como "Declaração ao FGTS e à Previdência" somente para ratificar os valores?
- No caso das competências anteriores já processadas, eu devo enviar GFIPs na modalidade "9 - Confirmação informações anteriores..."?

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:33

Willian não sei como vc faz ou o pq de enviar GFIPs diferentes, mas não pode, se for os mesmos campos chaves irá excluir a outra.

Verifique se o valor recolhido de INSS no mês está correto (o valor total) e apenas as informações estão erradas, no caso o empregado fica informado com uma remuneração menor (apenas a última das 3) e o INSS vai por essa informação, pois as outras são automaticamente eliminadas.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 19:09

Willian não sei como vc faz ou o pq de enviar GFIPs diferentes...


A empresa tem 03 convênios diferentes com funcionários distintos. Cada qual tem seus próprios recursos e exige-se as respectivas Folhas de Pagamento com seus encargos. Ou seja:

- A - 11 funcionários
- B - 07 funcionários
- C - 23 funcionários

Após recolhimento, as guias são apresentadas em prestação de contas para liberação de recursos do mês seguinte. Logo, não é possível incluir os 41 funcionários numa única folha com recolhimentos unificados.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.