x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 728

Diferençiar Função

EDSON NUNES

Edson Nunes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:26

Boa tarde !


Tenho alguns funcionários com a função Operador de máquinas com salário por exemplo de R$ 1000,00, porem tem um funcionário que é bem melhor que os outros quero dar um aumento para ele posso por exemplo aumentar o salário dele para R$ 1.100,00 e alterar a função para Operador de máquinas senior?


Desde ja agradeço a atenção de todos



Edson

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:32

Edson

Olha a redação do que diz a CLT a respeito:

Art. 461 - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

§ 1º - Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 (dois) anos. (Redação dada pela Lei nº 1.723, de 8.11.1952)
§ 2º - Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hipótese em que as promoções deverão obedecer aos critérios de antigüidade e merecimento. (Redação dada pela Lei nº 1.723, de 8.11.1952)
§ 3º - No caso do parágrafo anterior, as promoções deverão ser feitas alternadamente por merecimento e por antingüidade, dentro de cada categoria profissional. (Incluído pela Lei nº 1.723, de 8.11.1952)
§ 4º - O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial. (Incluído pela Lei nº 5.798, de 31.8.1972)

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
EDSON NUNES

Edson Nunes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:43

Boa tarde, Daniele!


Obrigado pela sua atenção, é justamente no parágrafo 2º que estou com duvida, este funcionário do qual quero aumentar tem uma produtividade bem melhor que os demais na mesma função, portanto para não aumentar o salário dele e deixar os outros com salário inferior na mesma função posso acrescentar a palavra Senior?


Obrigado pela sua atenção


Edson

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:50

Boa tarde Edson.

É isso ai o que tem que ser feito.
Isso chama-se plano de carreira e salarios. Mas é bom ter isso documentado.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 17:51

Edson

§ 2º - Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hipótese em que as promoções deverão obedecer aos critérios de antigüidade e merecimento.

O que você terá que observar é se sua empresa possui um quadro de carreiras, se sim não vejo problema em estar fazendo a devida alteração conforme descrito no mesmo.
Agora só pelo fato de se ter escrito SENIOR depois da função não dá direito a aumento de salário, porque em tese eles exercem ainda a mesma atividade dentro da empresa.
Para tal deve ser observados esses fatores, que é a descrita no artigo.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.