x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 10.572

Diferença salarial CCT

Soldier Of Love

Soldier Of Love

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:08

Boa tarde,

A CCT 2012-2013 foi homologada 25-07-12, sendo que a vigência é 01-06-2012, a maneira mais pratica a fazer é lançar a diferença na folha do mês 07-2012 que estou fechando no momento, juntamente com os salarios ja auterados e o respectivo recolhimento de FGTS/INSS dessa diferença junto com o mês 07-2012 ou existe outro procedimento?

Desde já agradeço a atenção.

Aderleno Pessoa

Aderleno Pessoa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:16

Boa tarde Christiano.

Realmente existe outro procedimento, não tão convencional qto o descristo por vc, mas comumente legal. Ele consiste na elaboração de uma folha de pagamento "extra", contendo somente os valores que deixaram de ser apurados na época devida. Lembrando ainda da necessidade de cumprimento das obrigações secundárias como o recolhimento complementar da GFIP, GPS, IRRF e outros.

Espero ter ajudado.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 17:00

Boa tarde

O correto seria fazer folhas complementares e enviar GEFIP com o código 650, mas na prática, a maioria (eu inclusive) bota como diferença salarial no mês posterior, o que muitas vezes pode prejudicar o empregado, pois passa para uma alíquota maior de INSS.

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 17:17

Se fizer colocando junto dos valores do mês, dependendo dos valores pode prejudicar no lançamento da RAIS do ano seguinte, os valores somados pode ultrapassar os dois salários médios, tive uma situação dessa o ano passado, quase que o empregado não recebia o abono.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Joelma Barrientos

Joelma Barrientos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 17:27

Bom, muito obrigada tambem pelo lembrete! Sempre fiz como diferença de salario sem me preocupar. Nos comentários acima notei que realmente podem ter efeitos sobre a RAIS e prejudicar o trabalhador.

Uma outra questão que notei no tópico da pergunta foi que o Cristiano mencionou a diferença dos salarios para Junho e Julho, porem no mês de Julho os salarios já estão ajustados, desta forma a diferença de salario será apenas para o mes de Junho...

Att,

Joelma Barrientos
Deus nos deu os talentos e vai nos cobrar por isso! Vamos nos desenvolver? RH, minha vocação!
aliomar mota da silva

Aliomar Mota da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 21:53

Boa noite Plácido,
Pesquisando sobre a rais, afim de solucionar meu impedimento de receber o pis, vir que a pessoa do meu antigo emprego lançou a diferença salarial (adquirida no dissídio coletivo) como salário como fui desligado no primeiro dia do mês (01/04/2012) ficou como se meu salário fosse bem acima da média de dois salários mínimos, o que me tirou o direito de receber o pis, você sabe como ou o que fazer para corrigir esse erro, uma vez que eu (funcionário) é que estou pagando pelo erro dos outros, no aguardo e obrigado pela colaboração.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 20 outubro 2012 | 10:34

Aliomar Mota da Silva Bom Dia;

O fórum contábeis é publico, porem nosso principal foco é troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente ligados a areá contábil.

Conforme normatizado em reunião interna entre administrador, moderadores e consultores especiais do Portal Contábeis, tópicos com características de assuntos "particulares" (duvidas de funcionários) na relação de trabalho com finalidade unica de resolução de assunto particular, não serão respondidas e serão trancados

O local adequado para este questionamento é o sindicato da sua categoria, eles lhe prestarão os esclarecimentos necessários, poderão intermediar a solução do problema, bem como fornecer auxilio jurídico caso necessário;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.