x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.799

empregado que trabalha em duas empresas

Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:50

Boa tarde. Um funcionário trabalha na parte da manhã numa empresa, e na parte da tarde em outra. Na primeira, recebe 654,00, inss 52,32. Na segunda, 622,00, inss 49,76. O que devo fazer para que não seja recolhido errado? Obrigada!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:59

Ola Paula, Como os valores não ultrapassam o limite de desconto do INSS, então vc apenas faz as retenções normalmente. abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:59

As duas empresas apresentarão a GFIP informando os valores dos rendimentos dele, você faz os descontos e recolhe nas guias normalmente.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:14

Boa tarde Ana Paula.

Somente sera recolhido "errado" se o somatorio das duas rendas ultrapassar o teto de contribuição, caso contrario, não.

Poxa!!! O pessoal esta rapidinho... Enquanto eu digitava, 3 colegas já tinham respondido.

Estou ficando velho...

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:18

Boa tarde,
não recolherá o Inss das duas empresas, se o valor do salário da empresa que desconta, já tiver atingido o teto máximo da tabela do inss ( atualmente é : R$3.916,20 ).

Att.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:19

RSrs... é verdade Carlos... aconteceu comigo também....

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:23

Boa tarde

Cada empresa deverá informar na SEFIP com o código de ocorrência 05-Mais de um vínculo empregatício ou fonte pagadora.

Dessa forma não gera INSS e deverá ser informado manualmente no campo Valor Descontado do Segurado

Como na soma dos salários da 1.276,00 a alíquota a ser aplicado em cada empresa é de 9%

Empresa A
Salário 654,00
INSS 9% 58,86

Empresa B
Salário 622,00
INSS 9% 55,98

Se não informar dessa forma, o empregado terá um salário de 1.276,00 com alíquota de apenas 8%, o que é errado e dará problema quando for receber algum benefício, ele receberá uma média menor.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:26

Creio que não seja tão simples, pois há que considerar o somatório dos dois salários para que seja enquadrado na aliquota devida, ou seja, 8%, 9% ou 11%. O empregado deve informar aos seus dois empregadores seu salário em cada empresa, caso contrário o INSS retido pode estar errado.
Ex.: na empresa A salario: 800,00 INSS 8% e na empresa B 800,00 INSS 8%, somando-se os dois salário: 1.600,00 INSS 9%. Caso eu esteja errado me digam.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:33

Disponha Fábio, é pra isso que estamos aqui... você me ensina e eu retribuo...

Bom fim de semana.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:36

E está correto, Edval, em meu entendimento é exatamente como você colocou no exemplo. O somatório dos dois valores que servirá de base pra saber qual aliquota aplicar(8,9 ou 11%)

Att.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.