x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 47.601

Pagamento de aumento de salarial retroativo

Jaqueline Crestani dos Santos

Jaqueline Crestani dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 12:40

O mês base da minha categoria é maio. Mas como o resultado do acordo coletivo só saiu em julho, só receberemos agora o aumento e as diferenças dos meses de maio e junho.

Meu salário mesmo com aumento fica na faixa de inss 8%. (R$ 1036,00)
Só que como esse mês será pago a diferença dos meses anteriores o total a ser pago entra na faixa de 9%.
Ou seja, se o pagamento fosse feito na data certa seria 8%, agora como será pago em atraso vou perder 1% já que só cheguei nessa faixa porque estão sendo pagos valores retroativos/atrasados.

Quero saber se isso é correto ou se posso questionar os 1% que vou perder?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 14:21

Jaqueline

Nao faz sentido o seu questionamento, pois mesmo se o dissidio tivesse saido em Maio o desconto do INSS seria feito nos respectivos meses, do mesmo jeito que está sendo feito agora.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jaqueline Crestani dos Santos

Jaqueline Crestani dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 14:54

O salário antigo era R$ 950,00 bruto e o salário atual é R$1036,00; então:

Ref. a maio
O que eu recebi 950 (alíquota 8%)
O que eu deveria receber 1036 (alíquota 8%)
Diferença a receber = 86,00 - 8% = 79,12

Ref. a junho
O que eu recebi 950 (alíquota 8%)
O que eu deveria receber 1036 (alíquota 8%)
Diferença a receber = 86,00 - 8% = 79,12

Ref. a Julho
Salário é 1036 (alíquota 8%)+ 86 (maio) + 86 (junho) = 1208,00 (alíquota 9%).

Ou seja, se pagos nos meses certo, a alíquota seria sempre 8%, mas como esse mês está sendo pago o retroativo, ultrapassou os 8% e será descontado 9%. Estou perdendo 1%. O valor é mínimo, mas achei meio injusto sair perdendo por causa do pagamento em atraso, só gostaria de saber se isso é mesmo correto.

Nas minhas contas, líquido eu receberia R$ 1111,36 e na verdade vou receber R$ 1099,28.




Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 15:56

Não seria o caso de fazer uma folha complementar para os meses de atraso da CCT, e os recolhimentos de INSS e FGTS informados em SEFIP informando que os valores foram decorrentes de dissídio coletivo?

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 21:37

Seria corretíssimo fazer as complementares, mas nunca fazem. Pagam tudo num único mês.
O que quis dizer é que talvez não valesse a pena questionar por um pouco mais de R$ 10,00.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.