x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 5.820

Retificação de Sefip

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 13:11

Bom dia,
Preciso de uma ajuda, uma das empresa que trabalho enviou a Sefip de dezembro/2011 errada, com o valor do salário maior e o valor do 13º salário menor, preciso fazer uma retificação, mas não sei como.
No caso o salário informado foi R$ 5.206,45 e deveria ser R$4.451,47 e o 13º salário o valor lançado foi R$ 2.784,88 e deveria ser R$ 3.539,87.

Desde já agradeço.

Felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 13:24

Boa tarde ...

Neste caso, deverão gerar uma Sefip novamente, com data de referência 12/2011 e realizar a alteração desejada.
Importante dizer que deverão enviar novamente a Sefip com todos os colaboradores, exatamente igual, somente alterando o empregado que foi com informação errada.
A retificação da Sefip é somente o reenvio dela mesma, e automaticamente a última enviada irá sobrepor a anterior, e se enviarem somente com o empregado que desejam retificar irá sobrepor a sefip anterior com todos os empregados,e isso irá ocorrer divergências futuras Junto ao Fisco Previdenciário.

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 15:22

Muito obrigado por responder minha pergunta.
Mas ainda tenho algumas duvidas, as guias de FGTS e GPS já foram pagas e ao gerar uma nova sefip irá gera diferença de valores. No FGTS comp. 12/2011 o favor vai continuar o mesmo, pois houve apenas uma troca de valores entre o salário e o 13º Salário. Na GPS Comp. 12/2011 o valor pago foi a maior, pois era para lança um salário menor. E na GPS Comp. 13/2011 a GPS foi pago menor, neste caso faço uma nova sefip ou uma Sefip Retificadora? Caso seja uma retificadora como faço para gerar uma guia só com a diferença? No caso da GPS Comp. 12/2011 tem algum problema deixa a maior?

Felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 15:27

Correto, importante observar ref a valores complementares. Deverão gerar uma sefip com todos os empregados e realizar a alteração neste que foi informado os valores incorretos. Ao enviar novamente a sefip 12/2011 irá sobrepor a anterior (errada).
Referente as guias, deverá realizar/solicitar o Ajuste de Guia, poderás buscar o formulario no site da receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/guiacontribuinte/formularios.htm) e apresentar na Receita Federal, levando as duas Sefip's para justificar os ajustes.

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 14:29


Boa tarde Bruna !

Se voce tiver que recolher alguma diferença, coloque o empregado ou empregados na modalidade "branco" para gerar a guia e os demais na modalidade 9 que é só confirmação das informações anteriores

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 15:18

na informação anterior coloquei o valor de R$ 2.784,88 deveria ser 3.539,87, neste caso lanço apenas a diferença de R$ 754,99 ou o valor inteiro 3.539,87?

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 15:57


Bruna

Lança apenas a diferença no campo remuneração sem 13º, e a remuneração integral no campo base de claculo da previdencia, marque a opção "sim" no campo remuneração complementar para o FGTS.

Dica : va fazendo simulação, até chegar ao resultado que precisa, porque nada pior que fazer errado uma retificação . . .

Gracy Helen Marinho de Andrade

Gracy Helen Marinho de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:59

Gente, bom dia!
Preciso de ajuda!

Tenho um funcionário que entrou na empresa em JUNHO/2011 e saiu SETEMBRO/2011.

Depois esse funcionário foi admitido novamente em JANEIRO/2012 e saiu em JULHO/2012.

Só que por erro da empresa, essa nova admissão não foi informada, eles não excluíram o funcionário da SEFIP quando ele foi demitido, e em janeiro quando ele voltou continuaram efetuando os depósitos com a data de admissão de JUNHO/2011 ou seja, no contrato antigo que já havia sido dado baixa.

Agora tenho que abrir um novo contrato em janeiro/2012 como deveria ter sido feito em época, e fechá-lo em julho/2012;

Estou fazendo as SEFIPS de janeiro a julho, informando o funcionário no campo 1 (Declaração ao FGTS e a previdência) pois tenho que colocar a nova data de admissão dele retificando a anterior.

Sendo que está gerando guia a pagar, e todas as contribuições dele foram pagas, essas guias eu tenho que pagar novamente para não gerar débito na empresa? O que eu faço?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.