x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 698

Prestar serviço como micro-empreendedor

Márcio G.

Márcio G.

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 16:12

Boa tarde.

Meu cenário é o seguinte: Sou programador de computadores e até hoje só trabalhei com registro em carteira (CLT) normalmente. Na empresa que estou vou ser registrado no próximo mês porém estou em dúvida se compensa pra mim me tornar prestador de serviços por meio do programa micro-empreendedor (Portal do empreendedor) para que eu consiga aumentar a minha renda.

Imagino que nesse caso eu deva vender horas para o meu patrão(contratante) e gerar nota fiscal disso. Então além do imposto de 31,10 eu teria mais impostos sobre a nota? Compensaria ?

Obrigado.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 16:21

Depende. Se sua renda aumentar sendo prestador de serviços, vale a pena. Mas se você for prestar o mesmo serviço e recebendo a mesma remneração não vale a pena. Pois sendo autonomo você pagará, ISS, INSS e IR, já sendo assalariado, INSS e IR.
Espere por mais respostas, algum outro amigo do forúm pode te dar uma luz.
Abraço

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Márcio G.

Márcio G.

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 16:28

Sim, eu pensei nisso. Se for só pelos impostos fixos de ISS e o mensal de 31,10 compensa, mas se houver um imposto na nota, principalmente se for relativo ao valor da mesma, aí já não sei se compensaria, entende?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 16:46

Mas você pensa em prestar o serviço somente para a empresa que você seria contratado ?
Porque caso queira prestar serviços para outras empresas, vale a pena sim. Você já tem a inscrição na prefeitura de su cidade, pra pagar o ISS fixo?

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.