x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.185

Mariana Saldanha

Mariana Saldanha

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 10:31

Bom dia, trabalho em uma empresa no cargo de vendas e suporte técnico. Tenho salario fixo e comissão. A minha comissão é de 1% sobre todas as vendas da empresa. A empresa sempre pagou DSR sobre a comissão + 1% de comissão (conforme está no meu contrato de trabalho)porém, agora eles decidiram que não vão mais pagar o DSR à parte. Eles vão continuar pagando o DSR mas "descontarão" esse valor da minha comissão. Em suma, neste 1% de comissão sobre todas as vendas da empresa estará englobado o DSR. Isso é correto?

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 10:53

Se a empresa sempre pagou e agora não quer mais pagar, mas vai pagar 'por fora' descontarão como? Qual o nome que darão a este desconto?
Eles tem algum motivo legal para proceder assim.
A lei manda ser assim e eles faziam de forma errada?
Precisa ver tudo isso, se não tiver nenhuma base eles não podem fazer essa redução, mesmo porque o DSR incorpora salário e é base de calculo para todos os recolhimentos. Se eles pagam por fora e a inda por cima descontam, vc perde.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Mariana Saldanha

Mariana Saldanha

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 10:24

Desculpoe mas acho que não expliquei direito.

Hoje recebo 1% de comissão + DSR.

Agora vou receber 1% de comissão - DSR pois o DSR aparecerá no Holerite mas será descontado do 1% da minha comissão. Este desconto não irá aparecer no Holerite. A minha pergunta é: a empresa é legalmente obrigada a pagar o DSR? eles podem "descontar" o DSR da minha comissão? Legalmente isso é correto?

Obrigada,

Mariana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.