Livia
Bronze DIVISÃO 3 , Analista FinanceiroBom dia!
Prezados,
Alguém sabe informar se existe lei que obrigue microempresa a adotar o ponto eletronico?
Caso exista, foi emitido portaria no MTE? Qual seria?
Muito obrigada.
No aguardo.
Lívia
respostas 18
acessos 9.620
Livia
Bronze DIVISÃO 3 , Analista FinanceiroBom dia!
Prezados,
Alguém sabe informar se existe lei que obrigue microempresa a adotar o ponto eletronico?
Caso exista, foi emitido portaria no MTE? Qual seria?
Muito obrigada.
No aguardo.
Lívia
Willian Piazentin
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBom dia Lívia.
O Art. 74 da CLT trata sobre controle de horário de trabalho, enquanto a portaria do MTE nº 1510/2009 fala sobre o ponto eletrônico.
Todo estabelecimento com mais de 10 empregados deverá ter o controle de ponto, mas nenhuma empresa é obrigada a adotar o ponto eletrônico. Porém se utilizar esse método como marcação de ponto, deverá ser de acordo com a portaria citada.
Att,
Livia
Bronze DIVISÃO 3 , Analista FinanceiroOi Willian,
Pensei que após setembro de 2012 todos os estabelecimentos seriam obrigados a ter ponto eletrônico.
Aqui na empresa temos 16 funcionários, somos optantes do simples e utilizamos o ponto manual.
Obrigada Willian.
Att.
Gleison Wesley
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalLivia, como disse nosso amigo acima, voce pode continuar com ponto manual(se preehcido pelo empregado), nao é necessario adquirir o REP.
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , DespachanteGleison Wesley
Aproveitando este tópico, o que dizer das empresas que adotaram o ponto eletronico e mesmo assim continuam exigindo, ao término de cada mês, que o funcionário preencha manualmente tudo aquilo que foi marcado?
Gleison Wesley
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalSinceramente nao sei qual motivo a empresa faz isto, pois ja que adotou o REP entao nao ha necessidade para que peça aos colaboradores que preencham o cartao, nao sei o motivo.
Ana Claudia Braga
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Que retrocesso, para que preencher folha de ponto manual se já adotou o ponto eletrônico? Eu hein, cada uma que esses empresários inventam.
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , DespachanteA parte mais chata disso tudo é ficar lendo minúsculos comprovantes impressos ou copiando do espelho mensal de ponto dia após dia.
Ana Claudia Braga
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Alguém já questionou o porque disso? Qual foi a justificativa do "chefe"?
Imagino o trabalho que vocês têm para verificar comprovante por comprovante de um mês inteiro.
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , DespachanteA única informação que temos é que isso já está acabando.
Joao
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoalboa tarde
hoje fui a uma reuniao quando li no livro da iob dizendo:
empresas me e epp que tenham acima de 10 funcionarios nao estao obrigadas a marcaçao de ponto.
o problema é que ja pesquisei em varias fontes e nenhuma delas diz isso, até mesmo no site da iob
alguem sabe algo a respeito?
Flavio Zenicola
Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) PessoalPaulo boa tarde
Que eu saiba, sao essas abaixo as dispensas :
A - da afixação de Quadro de Trabalho em suas dependências;
B - da anotação das férias dos empregados nos respectivos livros ou fichas de registro;
C - de empregar e matricular seus aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem;
D - da posse do livro intitulado “Inspeção do Trabalho”; e
E - de comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego a concessão de férias coletivas.
Fundamento Legal: 51 da Lei Complementar 123/2006.
Joao
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoalflavio
as empreasa me e epp estao desobrigadas?
Flavio Zenicola
Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) PessoalOi Paulo, entra no Google com a Lei que mencionei
Joao
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoalobrigado flavio
Joao
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoalboa tarde
nao houve nenhuma lei alterando esse artigo?pq o fiscal está cobrando exatamente o que consta nele
Ana Claudia Braga
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Paulo,
A CLT (art. 74, § 2º) determina que os estabelecimentos com mais de 10 empregados estão obrigadas manter registro de ponto, seja ele manual, mecânico ou eletrônico. Desconheço disciplica que isente as empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL.
Att,
Ellen Martins
Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos HumanosCom o E-social acredito que todas as empresas terão q adotar o ponto eletrônico.
Rodrigo Ricardo
Prata DIVISÃO 3 , Assistente AdministrativoRafael eu imagino o porque a empresa mesmo com ponto eletrônico continua com o mesmo processo manual...
Acontece que para tratamento das informações e configuração do sistema não é simples, deve-se ter um conhecimento básico para que tudo fique correto, pra você ter uma idéia as empresas que vendem esses relógios, algumas delas dão cursos de como proceder na instalação, configuração e manuseio do sistema, então pergunto será esse o problema?
Pode ser!
Agora essa lei pra mim foi apenas comércio e levou alguns empresários a comprar achando ser obrigatório, aquela coisa de toda hora olha o prazo, aí prorroga...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade