x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.397

custo de empregado para a empresa

Andrea Aparecida Lisboa de moura

Andrea Aparecida Lisboa de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:11

bom dia !!

estou com uma duvida e gostaria de saber se alguem poderia me esclarecer qual é o custo de um funcionario para a empresa? se é só o percentual do inss que é descontado do contra cheque do mesmo?
imposto de renda quando alcançado o teto é deduzido só do salario do funcionario para recolher ou tem custo para empresa?

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:58

Olá Andrea, o custo do funcionário, é o INSS percentual que a empresa paga em cima do salário dele, varia de acordo com a atividade, isso se não for optante pelo simples, aí não há custo de INSS. O FGTS 8% é custo, fora 13º sala´rio, férias , 1/3 férias, aviso previo, e os possíveis beneficios que a empresa dê.

Andrea Aparecida Lisboa de moura

Andrea Aparecida Lisboa de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 14:10

a empresa e optante pelo simples sim..e eu gostaris de saber se os custos da empresa com um funcionario mensal é so o fgts? porque a folha vem o salario o desconto do inss, o fgts e o imposto de renda do funcionario..o inss é descontado do funcionario, o imposto de renda tbém é descontado do funcionario para recolher, a unica coisa que a empresa tem de custo é o fgts que recolhe dele não é isso?

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 14:14

qdo é optante pelo simples os impostos que são descontados no holerith (INSS, IR), são repassados ao governo, portando não são custo, somente o FGTS.

qdo não é optante pelo simples, na GPS tem campo para % da empresa 20%, campo para terceiro % variavel em torno de 5,8%, tem RAT variável também entre 1% a 3 %. Esses são todos custos, e são calculados tendo como base de calculo o total de vencimento da folha.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.