x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.122

Regularização de INSS doméstica

 Claudia Machado

Claudia Machado

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:38

Prezados, bom dia.
Tenho uma empregada doméstica que já trabalha comigo a aproximadamente uns 3 anos. Por motivos diversos atrasamos o INSS dela (eu pago integralmente os valores, sem descontar nada dela) e necessito, com urgência, regularizar essa situação.
Em razão de um assalto residencial sofrido, todos os comprovantes dos meses pagos foram levados junto com outros documentos.
Sendo assim, preciso obter um extrato com os meses pagos para que eu possa regularizar os meses em atraso.
No INSS me disseram que só a própria pode fazê-lo, pois há necessidade de cadastro de senha.
Ora, não é possível que eu, como empregadora, não tenha como ter acesso ao extrato das contribuições que foram pagas por mim a fim de regularizar a situação dela.
Ela está com um filho internado no interior do RJ e se encontra ausente fazem quase 20 dias, de modo que nem mesmo uma procuração dela eu consigo pegar.
Por favor, alguém pode me dizer como faço para obter esse extrato e se é possível parcelar a parte que me cabe (sei que a dela tenho que pagar integralmente) e, caso sim, onde obtenho essas informações?
Obrigada,
Cláudia

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:48

Bom dia Claudia ! Pelo que sei a informação que lhe foi dada é correta sim, pq tudo o que foi depositado foi depositado na inscrição dela e somente ela tem acesso a isso. Pelo site da previdencia social, vc tem como agendar a ida dela a uma agencia do INSS para pedido de senha, caso ela não tenha, e a partir daí ela solicitará um extrato dos pagamentos. Espero ter ajudado

 Claudia Machado

Claudia Machado

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:53

Mas ela está com filho internado e sem previsão de alta. Então neste caso apenas o beneficiário tem acesso as informações?
Eu como empregadora não posso ter acesso a isso e regularizar a situação o quanto antes?
Enfim, de qualquer forma muito obrigada!
Abraços, Cláudia

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 11:56

Claudia

Outra opção seria você ir ao INSS para verificar se há pendências do empregador. Como você ligou para o INSS solicitando o extrato do empregado, eles deram a informação relativa ao empregado. Tente o inverso, ligue e procure informações sobre pendências do empregador perante a Previdência. Se você tiver certificado digital ou código de acesso, talvez consiga verificar no e-CAC, no site da Receita Federal.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.