x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.279

Quero saber o valor dos meus direitos trabalhistas

Maricélia da silva

Maricélia da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 15:57

Olá
Comecei a trabalhar em uma empresa dia 02/01/07 tinha 15 anos e eles me alegaram que não poderia me registrar pois era menor. Mas com meu pouco conhecimento sabia que podia mas com uma carga horaria menor estou certa?
Comecei recebendo um salário minimo que na época se não me engano era R$ 350,00. Fiquei um periodo que não me lembro ao certo quanto meses recebendo na margem do salario minimo. Depois passei a receber R$ 700,00 e em Outubro de 2008 fui registrada com R$ 600,00 que me alegaram ser o piso salarial de um auxiliar financeiro. Algum tempo depois passei a receber R$ 1.000,00 (salário que estou a té hoje) mas sem alteração na carteira.
Fui comunicada que vou trabalhar até Dezembro de 2012 pois caiu muito o serviço e as coisas apertaram, aceitei pois não tenho nada a perder pois em Janeiro de 2013 completaria 6 anos de trabalho, pensei que teria uns R$ 5.000,00 de acerto. Mas verificando meu fgts tenho apenas R$ 2.607,19. Quanto tenho desse quase 2 anos sem registro e a multa de R$ 40%? Fiz um acordo de me aumentarem na carteira para um valor que recebendo o Seguro desemprego cubra essa diferença anterior. Mas temo eles não fazerem e ficar sem esse acerto de quase dois anos, e receber o seguro desemprego ainda menor, pois meu holerite hoje está em R$ 800,00 sem os desconto. Nao vou colocar na justiça pois é uma empresa familiar. Mas não quero perder nada, só que o que é meu por direito.
Se puderem me auxiliar em como tomar a melhor decisão agradeço.

Marcelo Jesonias

Marcelo Jesonias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 16:09

Cara Maricélia,

Entendendo um pouco seu caso, compreendi que você está em uma "saia justa", você deseja reaver seus direitos, contudo o caminho para esse procedimento seria uma ação trabalhista, algo que você não quer por ter vínculo sentimental.

Sobre o período que você passou trabalhando com 15 anos, segue algo que lhe trará mais esclarecimento.

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalhomenor.htm

O valor de R$ 2.607,19, foi gerado a partir de que data?

Por fim, aconselho-o a procurar a empresa, contudo antes de ir reuna todos os fundamento possivéis que não possibilita a empresa argumentar algo, colocando-a no canto da parende, consequentemente enxergando o melhor caminho para ela, pe um acordo informal com você.

Att,

Marcelo Jesonias Silva dos Santos
Contador - CRC/PE

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.