x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.192

Restituição de GPS paga a maior

Tania Alvarez

Tania Alvarez

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 16:02

Boa tarde,
Gostaria de como devo proceder para conseguir restituição de GPS paga a maior.
A Empresa em que trabalho tem o cnae 711200 (Serviços de Engenharia)e em 2010, quando começou o percentual do FAP, este era 1,49, a partir de 2011 passou para 0,5 e, de 01/2011 a 04/2012 continuamos a pagar a GPS com o percentual de 4,47, isto é, 3% do RAT x 1,49 do FAP e inclusive o RAT do 711200 passou para 1%, então o correto deveria ser 1%x0,5 = 0,5 em vez de 4,47.
Como devo fazer para compensar esses valores pagos a maior ou aonde devo me dirigir para solucionar esse problema?

PAULA CRISTINA Feitosa NUNES

Paula Cristina Feitosa Nunes

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 16:08

voce devera juntar as alterções que ocorreram nas aliquotas, juntos com as sefipes, e ir a uma agencia da previdencia social, aqui em Arapiraca eu fui na receita federal no balcão da previdencia, e lá eles vão te orientar o que deverá ser feito.
antigamente era preenchido um formulario descrevendo o motivo de revisão de gps, e anexava-se as cópias tanto da sefip como da gps, e era enviado para receita federal verificar se a solicitação de restituição era devida, porém como hoje temo a PERDCOMP acredito que será realizado as compensações dentro da perdecomp os valores devidos.
mas na previdencia social eles vão te orientar o passo a passo para realização deste trabalho.

O conhecimento é a maior riqueza do ser humano.
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 16:33

Boa tarde,

Resumindo:

1º vc. deverá refazer todas as GFIP'S do período com o acerto dos percentuais, assim vc vai gerar crédito a ser compensado.

2º Só poderão ser compensados os os valores do campo 6 da GPS diretamente na GFIP.

3º os valores podem ser atualizados

O ideal é vc montar uma planilha para atualizar os valores

Não é necessário utilizar o programa PERDCOMP, a compensação será direto na GFIP.

Vc deverá manter a memória de cálculo de tudo.


Segue link com informações sobre compensação de INSS pago a maior:


http://www.normaslegais.com.br/trab/1previdenciaria251108.htm

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 13:38

Tania Alvarez Boa Tarde;

Primeiramente agradeço os elogios dirigidos a minha pessoa, aproveito para lembrar que o fórum contábeis é um portal publico, aberto, onde os participantes respondem conforme sua disponibilidade de tempo, vontade e conhecimento sobre o assunto. Assim sendo costumo não responder questionamentos direcionados diretamente a minha pessoa, pois para tal possuo página e contatos específicos para realizar consultas particulares (serviço pago) . Diferente da minha colaboração espontânea para com o fórum contábeis;

Não vejo o por que de intervir no seu tópico.

A resposta do Sr. Agnaldo Lima esta muito bem formulada e correta;

Você devera enviar novamente as sefips preenchidas de forma equivocada(corrigindo estas) e apurar o valor pago a maior;

Com o valor apurado, devera informar na competência da sefip que você deseja efetuar a compensação, o valor pago a maior.

Esta informação devera constar no campo "Compensação" (este valor pode ser corrigido).

Em Período Inicio / fim de acordo com apuração dos valores pagos a maior, neste caso: preencha com "01/2011 até 04/2012";

Salve e proceda o envio; (a compensação pode ser efetuada em sua totalidade "100%" do valor pago a maior).

Caso reste algum saldo (que pode ser observado em "relatórios, compensação", você vai compensando até o valor zerar;

O Link que o Sr. Agnaldo Lima informou trás alguns esclarecimentos interessantes;

Abraços

At

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.