x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.115

Lucas Henrique Muniz

Lucas Henrique Muniz

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:55

Ola eu queria saber como recalcula o INSS quantos é de juros ao dia e moras, eu sei que é uma pergunta que todo mundo que trabalha no DP tem que saber, mas como o programa faz tudo agente só coloca a data do vencimento e calcula sozinho. Por favor não me manda ir no site da previdencia porque ja tentei eu quero saber o calculo parte por parte, muito abrigado. Esse Forum é para tirar duvidas então essa é a minha.

LUCAS SILVA

Lucas Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 10:03

Multa de 0,33% ao dia, superior a 60 dias, essa multa fica fixa em 20%. Já os juros exite uma tabela pratica, que é atualizada mensalmente, faça uma pesquisa sucinta dessa tabela no site da receita federal.

"É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso.
O fardo é pesado e a viagem longa"
ELI MAIARA BORDIGNON

Eli Maiara Bordignon

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 10:07

Lucas esse é o site para calculo gps em atraso
http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salEmpresa2.html

preenche o cnpj e os caracteres abter dados cadastrais, aparecera a empresa confirma.
em seguida preenche o codigo pag tem na guia atual a competencia, valor do INSS e valor total escolhe o codigo de pagamento e a data calcular contribuição, ele trara ja os juros.
espero ter ajudado

att

LUCAS SILVA

Lucas Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 10:17

Mais que nem meu chara disse, ele faz o calculo online e não sabe como é feito. Isso acontece com a maioria das pessoas, o sistema fornece uma coisa que as vezes não sabemos como foi feito.

"É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso.
O fardo é pesado e a viagem longa"
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 10:22

Multa de 0,33% ao dia até o limite de 20%
Juros de acordo com a taxa SELIC clique a partir do mês subsequente ao mês de pagamento até a data do pagamento, sendo usado no mês de pagamento a alíquota de 1%

Isso apenas a partir de 12/2008, antes disso o cálculo era outro.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 11:37

Lucas, boa tarde

Colocando em prática os esclarecimentos dos colegas, segue exemplo:

Competência: 06/2012
Valor INSS original: 200,00
Data vencimento: 20/07/2012
Data pagamento: 22/08/2012 (hoje)

O que você precisa fazer para calcular?

1º) Saber quantos dias de atraso, desde o vencimento até a data que pretende pagar. No exemplo, acima, serão 33 dias;

2º) Qual a taxa SELIC hoje que corresponde ao mês de vencimento do seu débito. No exemplo, vencimento julho/2012, hoje a SELIC é de 1%.

Então temos:

=> 200,00 x 1% = R$2,00 (juros)
=> 200,00 x 10,89% = R$21,78 (0,33% * 33 dias = 10,89% - multa)
=> 200,00 + 2,00 + 21,78 = 223,78 (Total a pagar)

Espero ter ajudado.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Higino Ferreira dos Santos Neto

Higino Ferreira dos Santos Neto

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 12:02

Bom dia, Lucas !
A Ana Paula deu uma explicação perfeita, inclusive com demonstração de calculos, endoço todas as palavras dela, faço apenas uma ressalva para melhor explicar se é que isso é possivel.

a) a multa é de 0,33% ao dia de atraso até 60 dias da data do vencimento, depois dos 60 dias, aplica-se a multa fixa de 20%, independente da quantidade de dias ou meses de atraso;
b) os juros começa contar a partir do mês seguinte ao vencimento:
1- no primeiro mês após o vencimento, juros de 1%;
2- no sugundo mês após o vencimento, juros igual a SELIC do mês anterior e mais 1% (ex. SELIC de 0,74%, aplica-se o juros de 1,74%;
3- no terceiro mês após o vencimento, juros igual a SELIC dos últimos dois meses, mais 1% (ex. a SELIC do 1º mês após o vencimento 0,74 e do segundo 0,78. Neste caso, soma-se as duas e mais 1 = 0,74 + 0,78 + 1 = juros de 2,52%);
4- nos meses seguintes usa-se esta mesma regra.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.