x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 701

Contratação de Funcionário

Matheus Carlos Mota Nunes

Matheus Carlos Mota Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 12:00

Bom dia.
Tenho uma empresa varejista de autopeças com CNAE 45.30-7-03 em Guaratinguetá - SP. E estou querendo registrar um funcionário com salário mínimo, porem o sindicato varejista da minha cidade estabeleceu o salário do comercio varejista acima do mínimo, mas esse sindicato atende mais o comercio de roupas e calçadistas. Qual a solução para esse problema? Ou tenho que seguir somente as normas desse sindicato?

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 12:06

Matheus, bom dia

Se este for o sindicato de classe da categoria, você deve seguir a convenção coletiva deles.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 13:25

Matheus

Você deve fazer o enquadramento do sindicato primeiro, para depois seguir a convenção. Para saber o certo, entre em contato com os sindicatos envolvidos e faça o enquadramento. Na dúvida, ligue para o sindicato patronal e solicite ajuda.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 13:38

Outra coisa, São Paulo tem piso regional, então não poderia registrar com o salário mínimo, a não ser que essa categoria não fizesse parte das classes fixadas, o que acho difícil por ser comércio.
Aqui no RS, existe um sindicato patronal dos lojistas de peças que faz convenções com os sindicatos dos comerciários das cidades. É uma convenção diferente dos outros tipos de comércio. Talvez em SP seja a mesma coisa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.