x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.327

Afastamento Sem Remuneração

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 17:31

Boa tarde a todos,
Tenho um funcionário que pediu para ser afastado por motivos particular, gostaria de saber como faço este afastamento? qual o codigo de afastamento que tenho que usar?
Lembrando que o afastamento é sem remuneração.

Desde já agradeço...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 19:46

Bruna boa noite,

A licença não remunerada não é prevista na legislação trabalhista, exceção feita aquela fundamentada pelo art. 543, § 2º, da CLT, que considera como licença não remunerada, salvo assentimento da empresa ou cláusula contratual, o tempo em que o empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional se ausentar do trabalho para exercer os referidos cargos no sindicato, inclusive no órgão de deliberação coletiva.


Este funcionário não tem férias vencidas?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 09:42

art. 543, § 2º, da CLT, que considera como licença não remunerada, salvo assentimento da empresa.


O funcionário não tem férias vencida.
Com o consentimento da empresa posso afastar o funcionário? Qual cód. Posso utilizar? Posso usar este có de afastamento - Y (Outros Motivos de Af. Temporario)?

Att,

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:38

Neste caso a funcionária é professora e ira participar de um campeonato, e disse que a empresa é obrigada a afasta-la sem remuneração com base no

Art. 444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.
, mas não consegui entender este Art.
Alguem pode me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.