x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 666

microempreendedor

Cida Maróstica

Cida Maróstica

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:06

Tenho uma dúvida qto ao recolhimento do inss de um microempreendedor que tem um empregado registrado, como faço para recolher no sefip. antes qdo era só optante pelo simples nacional eu recolhia 8% do empregado e 11% do empregador e agora como faço. Se alguem puder me ajudar eu agradeço....

Cida Maróstica
Cida Maróstica

Cida Maróstica

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 17:48

Edval eu já fiz do jeito que está neste ato declaratório mas aí o inss sai como se fosse uma empresa normal com o valor de 317,00 reais já tentei de todo jeito...já estou para desistir!!!

Cida Maróstica
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 25 agosto 2012 | 09:15

Cida,

Atente que, para obter o valor do INSS que é devido pelo MEI, é preciso seguir o que diz o § 2º do art. 1º, que trata da utilização da compensação para se obter o valor devido, caso você importe a folha e isso não seja feito, faça manualmente. Deixando mais claro: a SEFIP calculará o INSS como se fosse uma empresa normal e, então, no item compensação você inclui o valor que compensado fará com que o valor devido ao INSS seja exatamente o devido pelo MEI.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.