x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 13.031

Pensao / Férias

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 11:20

Prezados colegas,
Estou com um caso onde um funcionário paga pensão referente a 30% do liquido sendo o bruto - INSS e IRRF.
Neste caso estou fazendo umas ferias onde ele está com 2 periodos vencido sendo pago em dobro.
Ex:
Ferias 2.219,96
1/3 ferias 739,98
dobra - 2.219,96
1/3 dobro - 739,98
inss - 325,59
irrf - 781,90
pensao - 1775,96

é correto a pensao ser calculado com 1/3 de ferias ou só apenas em cima do valor das ferias.
E como a ata mesmo diz sobre os descontos temos que abater o INSS e IRRF

Thalisson Rocha
Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 14:24

Isso deveria vir especificado no oficio de pensão.
Eu tenho casos aqui que no oficio diz que é para excluir o 1/3 ferias e outros que dizem sobre qualquer rendimento, excluindo verbas indenizatórias e aí vai.
O que vale é o que está escrito no ofício.
Nesse caso, sem especificar no oficio, eu não descontaria sobre o 1/3 férias, mas isso é só a minha opinião.
Se puder, fale com um advogado, ele é a pessoa indicada a te orientar melhor sobre isso.

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 15:40

Alguem tem algum informativo ou lei, que diga se é correto ou nao estar descontando pensao alimenticia sobre ferias + 1/3 de ferias ou apenas ferias.

Achei essa informaçao

Salário Base: A base de cálculo que compõem o salário base consiste no valor das férias + abono + 1/3 sobre férias e abono. Exemplo: (Valor de Férias + Valor do Abono + 1/3 Férias + 1/3 Abono).

Importante: O adicional e o 1/3 do adicional não são considerados para base.

Thalisson Rocha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.