x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 919

Rose Cunha

Rose Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 08:58

Bom dia.
Tenho uma empresa de TI que possui 3 funcionários e é enquadrada
no Simples Nacional. Neste mês de agosto, um de meus funcionários
entrou de férias por 15 dias. Assim, foi descontado 9% do INSS sobre as férias.
Ontem recebi a folha de pagamento (sobre 16 dias trabalhados) deste funcionário e o Guia da Previdência Social de meu contador. Constatei que foi descontado 8% do INSS, porém na Guia da Previdência Social a aliquota foi de 11%(porque somou dias trabalhados mais férias).

Minha pergunta é: este recolhimento de 11% está correto, já que descontei 9% de meu funcionário? Deveríam ser realizadas guias separadas do INSS (férias e 16 dias trabalhados)?

Muito obrigada pela atenção.

Rose Cunha

Rose Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:30

Muito obrigada Marcio!
Verifiquei que a remumeração relativa a agosto enquadra na faixa da aliquota de 11%. Porém na folha de pagamento dos 16 dias trabalhados, foi descontado 9% e no salário de férias + 1/3 também foi descontado 9%.
Minha dúvida é : esta diferença de 2% (11% - 9%) deverá ser descontado de meu funcionário?
Muito Obrigada mais uma vez

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:56

Sim, Rose, deve ser descontado. Quando foi feito o recibo dos 16 dias de agosto, já deveria ter sido incluído um desconto a mais de INSS para "fechar" no total de 11% sobre a remuneração referente a Agosto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.