x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.306

INSS - ISS - Assessoria Contábil

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 19:58

Olá a todos !

Desculpem por ter criado mais esse tópico. É que já li e reli vários tópicos relacionados e confesso que acabo ficando com mais dúvidas, devido a tantas perguntas e respostas feitas no mesmo tópico.

Contribuí para o INSS por aproximadamente 15 anos enquanto era empregado, pois passei por várias empresas e já tirei o extrato do INSS onde constam esses recolhimentos.

Agora sou contador autônomo, e presto serviços para várias empresas, na maioria optantes pelo Simples Nacional e algumas no Lucro Presumido.

Minha dúvida é a seguinte:

Como devo proceder para recolher meu INSS como autônomo ?

Pelo que entendi nos tópicos que lí, basta me cadastrar como autônomo na folha de pagamento de todas as empresas que presto serviços, gerar as SEFIP´s junto com a dos funcionários e sócios, certo ?

Tenho necessariamente que reter os 11% sobre meus rendimentos de cada cliente, ou meus clientes podem arcar com essa despesa por mim ? (caso eu negocie com eles).

Além disso, as empresas optantes pelo Simples Nacional não terão o complemento de 20%, certo ?

E a dúvida mais cruel: - Eu, como já tenho mais de 15 anos como contribuinte e não quero perder nenhum benefício do INSS (tempo de contribuição, idade, aux. doença, etc) devo recolher algum diferencial para não perder os benefícios ? (Ex.: meu cliente retém/ou não retém 11% e paga a GPS, e eu recolho alguma diferença em carnê ?)

Por fim, devo recolher ISS ? Se afirmativo, a grande maioria de meus clientes são de São Paulo, mas preferi residir no interior onde a alíquota do ISS é mais baixa. Devo fazer a inscrição como autônomo em SP ou no interior ? Ou o ISS não é alíquota, e sim valores fixos ?

Ufa, quanta dúvida !

Grato !


EZEQUIEL DOS SANTOS AMARAL