x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.159

Inscrição INSS - Dúvida

Rogério Menezes

Rogério Menezes

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 10:39

Nunca trabalhei de carteira assinada, portanto não tenho nenhum registro no INSS.

Atualmente estou trabalhando como vendedor e preciso ter o número do INSS/PIS para receber de uma empresa.

Fui fazer o cadastro pela internet e estou com algumas dúvidas:

1- Na hora da inscrição qual opção devo escolher, facultativo ou contribuinte individual?
2- No momento não irei contribuir, só preciso mesmo do número. Fazendo esse cadastro sou obrigado a contribuir imediatamente?

Desde já agradeço quem puder me ajudar...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 16:51

Rogério, no teu caso é contribuinte individual. A empresa solicitou o número, pois ela deverá reter o INSS sobre o teu pagamento, o que significa que irás contribuir.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 08:38

Sim, Rogério, a partir do cadastramento podes, e deves, pagar a tua contribuição. Veja abaixo uma nota que consta no site da Previdência:

Nota
A partir do momento em que for feita a inscrição, é necessário que as contribuições estejam em dia. Caso o segurado pare de contribuir, é preciso solicitar a baixa da inscrição, pois, caso contrário, ficará em débito com a Previdência Social. Para dar baixa na inscrição é necessário se dirigir a uma das Agências da Previdência Social/INSS.

EVERTON OMENA DOS SANTOS

Everton Omena dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 08:51

Lembrando que, com a sua continua contribuição você estará coberto de direito e benefícios.

Não deixe de contribuir, pois tanto é um direito e um dever. Para o futuro mas certo. Mesmo que não seja perfeito.

O tempo nos mostra que é a resposta vem, conforme as perguntas que fazem durante nossa vida.
Rogério Menezes

Rogério Menezes

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 08:56

por exemplo, se eu fizer o cadastro hoje e quiser começar a pagar daqui um ano, terei que pagar esses meses não pagos?

Mais uma vez muito obrigado Márcio e Everton pela ajuda de vocês.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 09:05

Sim, Rogério, lembrando que a partir do momento em que exerces uma atividade remunerada, já te tornas segurado "obrigatório" da Previdência. Se não exerceres nenhuma atividade, então o ideal é solicitar a baixa da inscrição.
O que o Everton disse é a pura verdade, contribuindo terás um seguro para dificuldades futuras ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.