x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.041

grau de risco cnae

Tania Alvarez

Tania Alvarez

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:24

Trabalho em uma empresa cujo cnae é 7112000 (serviços de engenharia) e, estou em dúvida se devo considerar o grau de risco 1% ou 3%, no anexo V é 3%, na consulta da Receita é 1% e inclusive a empresa que elabora o nosso PPRA e PCMSO também considera 1%. Em que devo me basear para gerar a GPS e o SEFIP corretos?

Tania Alvarez

Tania Alvarez

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 08:27

Bom dia, Eduardo
Estava torcendo para que fosse você que respondesse a minha pergunta porque acompanho outros questionamentos e gosto muito das suas explicações.
No dia 17 de agosto postei uma dúvida "Restituição de GPS paga a maior", e gostaria muito da sua explicação, quando você puder, por favor me envie essa resposta, ou devo lhe enviar diretamente?
Muito obrigada
Tania

Dionisio Pacheco

Dionisio Pacheco

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 10:49

Olá pessoal; estou com dúvida, dei uma consultoria para um cliente meu que é do simples, a empresa dele presta serviço de portaria e segurança dentro uma Construtora Grande em Curitiba. Por ela (Construtora) exigir que o recolhimento seja normal na folha eu dei essa consultoria, para a construtora não rescinda o contrato com a empresa dele, por não fazer o que ela esta pedindo: não sei se estou certo: Me ajudem, ficarei muito gratoooo....

- Em conversa por telefone dias atras, acho que não entendemos. Vamos lá para ver se eu entendi, seu cliente quer que vc retifique os campos da sefip, onde tem RAT, campo de terceiros. E você deve estar com duvidas. Deixa ver se eu consigo interpretar minha opinião. Lá no CNAE 8111-7/00 que é o que está enquadrado a empresa SEGMAX e que está tenta fazer a sefip e marcar como optante no simples, o sefip desativa todos os campos, RAT, TERCEIRO, ETC. Acontece que a Segmax presta serviços de portaria ou segurança numa empresa de construção civil ou outro ramo parecido. Você tem que entender, mesmo a Segmax sendo do simples nacional e presta serviço numa empresa de construção, conservação, segurança, etc. A folha de pagamento tem ser normal e tributada no anexo IV do Simples Nacional. Seguindo a INTRUÇÃO NORMATIVA 925/2009 art. 4º. A empresa tem que recolher o 8% do empregado; 20% da parte patronal e 3% de RAT, e só fica dispensada de outras entidades que seria os 5,8%. Veja bem se a SEGMAX presta serviço de segurança (portaria) dentro de uma Construtora, embora ela esteja no simples, mas tem recolher o mesmo que construtora recolhe para seus empregados, senão uma fiscalização do INSS ele poderão intimar a SEGMAX e a própria construtora a recolher essa diferença, seja ela no RAT ou Contribuição Patronal. Por isso na hora de lançar na sefip, você prestar bem atenção, não pode marcar o campo SIMPLES, como optantes e sim como não optante, como as outras empresas que não esta no simples e no campo : outras entidades deixa tudo zerado, esse é o unica diferença de uma empresa que esta no simples e outra no lucro real, presumido, etc. porque a folha tem ser normal. Veja a IN 971/2009 art. 72 o que diz. enquadramento no simples nacional. Espero ter conseguido esclarecer suas dúvidas, essa é a minha interpretação da lei, possa ser que eu esteja errado, mas é muito complexo o sefip, inss e simples nacional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.