x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.797

Sefip - rescisão e contratação

Lidiane

Lidiane

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 15:57

Boa tarde, preciso resolver um problema de inconsistencia na Sefip: no inicio do mês houve uma rescisão a pedido do empregado, e no mesmo mês ele foi recontratado pela mesma empresa. Quando importo o arquivo para a Sefip dá uma mensagem de inconscistencia dizendo que já existe o mesmo PIS cadastrado com código de ocorrencia que não permite múltiplos vínculos. Há como resolver isso, ou não é possivel recontratar no mesmo mes de desligamento?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 16:43

Lidiane, acredito que terás de alterar o código de ocorrência, se ele está com código de ocorrência "branco", terá de passar para "05".

Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 16:45

Boa tarde Lidiane, tive um caso parecido com esse seu recentemente, e o que pude constatar é que a GFIP não aceita que um empregado reincida o contrato e na mesma competência seja integrado, até pelo fato do prazo que se é preciso esperar para recontratação, que é de 90 dias, para não haver fraude.

Só que o sistema não entende quando é pedido de demissão ou dispensa, então, ele recusa de qualquer forma.

O que eu fiz foi o seguinte, uma "gambiarra", digamos assim, do novo cadastro do colaborador, inseri um PIS inativo e transmiti a GFIP, em seguida fiz uma RDT e protocolei na caixa, pois assim, o valor que constava no PIS inativo, passa para o correto.

Essa foi a única maneira que encontrei para que conseguisse transmitir a GFIP sem atrasos e poder ter o colaborador contratado no mesmo mês, até porque, qdo descobri que a GFIP não aceitava, já havia sido pago adiantamento ao mesmo.

Espero ter ajudado.

Quando for incumbido de um trabalho mais penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance de desenvolver-se.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 17:48

Juliana, eu fiz uma simulação, para testar a minha mensagem anterior, e deu certo, então o correto, e bem menos trabalhoso, é utilizar o código de ocorrência "05", aí é permitido informar duas vezes o funcionário na mesma GFIP.

Lidiane

Lidiane

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 10:00

Ok,alterei para o código 05 no cadastro que tinha a saída, e cadastrei novo trabalhador com o mesmo código 05 com a data da readmissão, na aba movimento coloquei ele participando e informei a base p inss, simulei e deu tudo certo, espero que agora não dê erro na hora de informar a CAGED.
Muito obrigada, Marcio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.