x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 871

Retificação de GFIP, desconto INSS.

Thiago Henrique de Sales

Thiago Henrique de Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 15:22

Boa tarde pessoal do fórum. Constatei um probleminha aqui e gostaria de compartilhar com os amigos, talvez alguém possa me ajudar.

Tenho um caso de uma empresa que possui pro-labore + funcionários e também o proprietário do escritório (RPA) que deveria ser descontado INSS (11%) do contabilista (que é reembolsado com desconto no honorário pago pelo cliente). É feito desconto até o teto da previdência quando então todos os demais honorários passam a não ter mais o desconto (contabilista). O contabilista foi informado na GFIP mas SEM desconto de 11% e deveria ter sido efetuado, como e qual modalidade eu devo informar na GFIP para retificar essa informação?

No caso o desconto foi dado ao cliente, mas como o erro aconteceu aqui, o escritório vai efetuar o pagamento da diferença da guia com juros e multa, já que julho e agosto já venceram.

Grato e bom final de semana para todos.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 15:38

Boa tarde,

Pelo que eu entendi em 07/2012 e 08/2012 não foi sançado na GFIP os 11% da RPA.

Eu faço da seguinte forma:

Retranmito as GFIP'S com as correções e recolho sómente a diferença de 07/2012 com multa e juros, pois a de 08/2012 só vence em 20/09/2012, ai vc faz outra GPS e recolhe.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 15:38

Voce ira colocar os demais colaboradores na modalidade 9(confirmação) e o autonomo na modalidade 1(declaração).A empresa ainda tem que reolher 20%de INSS sobre o rendimento do autonomo.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.