x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 779

Caso - Trabalho sem Registro

Luiz Paulo de Castro

Luiz Paulo de Castro

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Manutenção
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 16:11

Ola a todos, me encontro em uma situação bem desgastante.
no ano passado, em abril, comecei a trabalhar em uma loja de assistencia em celulares, tal loja, me pagava 100 reais por semana, sem registro na carteira, e sem direitos, trabalhava de segunda sabado, das 13:00 as 20:00.
faz um ano e 5 meses que to na empresa, 17 meses. empresa assim " empresinha " porque aqui não se da nota de nada, não se faz nada, acho que ele paga e declara imposto de uma renda que mal tem também.
trabalha eu e meu patrão apenas. depois de 4 meses na empresa, meu salario foi para 500 reais mensais ( 125 semana) , e ainda sem registro, e ta assim até agora.
em 2011, meu 13º salario foi pago, somente em fevereiro de 2012. e nesse ano creio que sera a mesma coisa, ja completei um ano também, e ele vem me falar sobre ferias, comprar elas, e afins ( gostaria também que me falassem sobre, como funciona, quais meus direitos, o que posso fazer ). eu andei pesquisando e lendo mas quero uma ajuda no meu caso.
não to tendo horario para almoçar, me paga atrasado, paga a outra funcionaria atrasada, ela também sofre dos mesmos problemas que eu. tem um contador aqui, que creio eu, que seja trambicado com ele, e se formos fazer algo, sairemos perdendo. enfim, eis que hoje, falo com ele, sobre as ferias, e possivelmente o decimo terceiro, que eu poderia estar trocando com ele, em um celular da loja, e assim os dois acabariam com isso, ele nao atrasaria e nao sairia tanto do bolso dele. ja disse que nao tinha os direitos, que nao faria negocio assim comigo, e a unica coisa que ele faria no momento é falar com o contador dele pra ver se tenho ALGUM DIREITO sobre isso.
eu decidi me demitir, ou esperar pra sair, mas gostaria de saber antes os meus direitos, o que eu posso cobrar dele, o que eu posso ter .. ta sendo bem corrido pra mim, das 8 da manhã até a cinco da tarde, sem hora pra almoçar, tem dia que to indo as 14:30, 15:00 pra casa.. mas nao vem ao caso, ou vem ?! .
gostaria de saber meus direitos, TODOS ELES, ou no pior caso, nenhum deles.
_________ EDITANDO AQUI
pra constar, que entrei aqui como tecnico em informatica, agora faço manutenção nos celulares, sou balconista, caixa, e " moto boy " pago as contas dele, vou abrir a outra loja que tem no centro, e ele mal fica na loja, escuto pelos erros dele o dia todo, clientes insatisfeitos, e ainda levo culpa por tudo, enfim, to trabalhando mais pelo o que fui chamado..

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 16:23

Ola Luiz,

Aconselho voce a procurar o sindicato da sua classe, caso não haja procure o dos comerciarios, tenho certeza q eles vão te ajudar, pois os seus direitos estão preservados pela CLT. boa sorte

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 17:00

Você tem direito a:
1) Salário que não deve ser menor que o piso salarial (verificar no sindicato) da categoria
2) Intervalo para almoço/descanso que pelo seu horário será de pelo menos 1 hora (não é remunerado), se trabalhar nesse período teria que receber hora extra (minimo da hora extra é de 50% sobre a hora normal)
3) FGTS de 8% sobre seu salário mensalmente
4) 13ºsalário
5) Ferias de 30 dias (se não tiver + de 6 faltas) + 1/3 dessas férias
6) De for demitido sem justa causa: direito ao aviso prévio de no minimo 30 dias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.