x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.897

Transmitir GFIP novamente, sem movimento

GABRIELA LEANDRO

Gabriela Leandro

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:46

Olá, eu já transmiti GFIP desde junho normal porém sem movimento, preciso saber se consigo passar novamente a partir de junho/2012 porém indicando sem movimento, pois a empresa estava realmente inativa.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:50

Bom dia Gabriela,

Não entendi bem seu questionamento?
Você quis dizer se terá que enviar a partir de Julho também sem movimento? Se sim, eu costumo enviar a primeira e a última do ano sem movimento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:58

Gabriela vc postou que enviou SEM movimento e quer enviar novamente SEM movimento.
Não sei se vc se confundiu, mas tente ser mais clara para tentarmos ajudá-la, pois assim ficou difícil mesmo de entender qual a dúvida.

GABRIELA LEANDRO

Gabriela Leandro

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 12:31

Olá, desculpe escrevi errado mesmo, o meu caso é assim: tem uma empresa no escritorio que não tem funcionário e desde quando ela abriu eu transmito a gfip normal (apenas com o pro-labore e remuneração do contador) , porém a empresa nunca movimentou, e me pediram para transmitir a partir de junho sem movimento.
Como eu venho transmitindo ela normal, eu gostaria de saber se consigo retificar ou passar novamente informando que está sem movimento, mas tem que ser desde junho/2012.

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 12:50

Boa tarde Gabriela
Pelo que entendi vc quer reenviar á gfip/sefip pq não existe funcionário e vc errou á modalidade.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 13:10

Gabriela pelo que entendi voce tinha empresa que nao tinha funcionário algum e estava enviando a sefip com os socios ou sem.
Pois se voce nao estava encaminhando com ninguem apenas sem movimento poderá ta enviando novamente sem problemas algum apenas a primeira e a ultima, ja se voce tava informando com sócio tendo retirada de pró-labore fica meio complicado enviar sem movimento uma vez que teve recolhimento de INSS.

Thalisson Rocha
Amilton França

Amilton França

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 13:13

Boa tarde !

Se a empresa não possui empregados contratados pela CLT, mas existe a retirada mensal de pró labore e a remuneração ao contador (autonômo) você deve enviar SEFIP/GFIP todos os meses, na modalidade 1, porque as informações sobre o pró labore e a remuneração do contador devem ser enviadas a Previdência Social, pois essas remunerações são passiveis de retenção de contribuição previdenciária por parte dos segurados e a contribuição empregador (exceto optantes pelo simples).
A Sefip sem movimento, segundo o regulamento da CEF deve ser entregue inicialmente a partir da competência em que ocorrer o fato(deixar de ter movimento) sendo que a proxima Sefip somente será entregue quando houver alteração nessa situação.
Na intrução da CEf não há previsão de se entregar a SEFIP sem movimento todos os meses.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 08:33

Gabriela Leandro Bom Dia;

É possível retificar as sefips já enviadas; Vejamos o Manual GFIP/SEFIP Versao 8.4 Pag. 152:

10.2.4 – Pedido de exclusão de GFIP/SEFIP
Em alguns casos, é necessário excluir uma GFIP/SEFIP informada indevidamente. Isto pode acontecer quando:
a) O empregador/contribuinte entrega uma GFIP/SEFIP quando na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar, ou seja, a GFIP/SEFIP deveria ser “sem movimento”. É necessário fazer um pedido de exclusão, além de entregar a GFIP/SEFIP com ausência de fato gerador (sem movimento).


Para tal, você devera enviar uma sefip de exclusão para cada competência que deseja retificar; Para gerar asefip de exclusão:

Você deve selecionar em abertura do movimento; a coopetencia que voce deseja excluir, selecionar o código de recolhimento 115, e ao lado de fato gerador, no campo: "Informações Anteriores" marcar o campo: Pedido de Exclusão de informações anteriores;

Após esse processo, executar, enviar, imprimir os relatórios acessórios;

Eu sugiro que seje enviada a gfip correta somente 24h após o envio da gfip de exclusão, porem não é regra;

Para envio da sefip sem movimento, o Manual da Sefip 8.4 Pag. 11, informa o seguinte procedimento:

O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária. (grifo meu)


Assim sendo, basta você enviar a sefip da competência 06/2012 sem movimento, automaticamente todas as posteriores se tornaram também "sem movimento";

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.