x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.509

INSS de Empresário e Funcionário ao mesmo tempo?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 12:13

Olá,
Pessoal

Tenho uma pequena empresa de software, da qual eu pago os impostos normais, PIS, Cofins, IR.

Agora teve o novo imposto DARF 2985 INSS RECEITA.

Eu ainda não faço o recolhimento do INSS, estou planejando fazer isto no próximo mês.

Eu devo contribuir sobre 2 salários mínimos.

Porém como minha empresa é pequena, preciso de uma renda auxiliar, e consegui um emprego para trabalhar a noite, é um amigo só que ele tem uma empresa MEI.

Minha pergunta é, eu posso ser empresário (Já sou), e funcionário dessa empresa do MEI? Funciona tudo normal? como qualquer outro funcionário, todos direitos que um funcionário normal? FGTS, Seguro desemprego, 13 salario, férias? ?


Digamos então que possar fazer isto, recolher com dois salários minimo como empresário, é sobre um salário minimo como funcionário (MEI) , não ultrapassaria teto ?

Ou eu aposto somente por uma fonte de renda? OU só empresário ou só do MEI?

Desculpe a pergunta mas meu contador não soube me responder.

Att,
John

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:52

John Boa Noite;

O Teto para recolhimento de INSS para previdência social é de R$ 3.916,20, conforme Portaria interministerial mps/mf nº 02, de 06 de janeiro de 2012 [ clique para acessar ];

No caso citado pelo Sr. o valor que o Sr. ira receber sera de 3x R$ 622,00 (02 salários mínimos e 01 salário minimo como empregado), tendo então a base de recolhimento para fins previdenciários de R$ 1.866,00 (abaixo do teto);

Você pode ter sua renda como pro-laborista (sócio de empresa) e como empregado (mesmo sendo empregado de MEI) sem problemas;

Abraços

Att

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 07:37

Eduardo de Limas, agradeço imensamente sua resposta. Veio na hora, certa, meu colega me cobrou nesse domingo novamente.

Vou fechar com ele hoje mesmo. Muito obrigado.


Abraços,
John

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.