x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 42.638

SEFIP - Campo compensação

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 21:06

Pessoal Boa Noite,
Estou tentando fazer compensação de salário maternidade não deduzidos na época da licença, pois houve aquela sobra do valor do salário da funcionária para a GPS daquela competência, mas não estou conseguindo colocar os valores no campo de compensação nas informações complementares da SEFIP pois não está permitindo, vcs sabem dizer pq acontece isso?
Desde de já agradeço a atenção.

Kariny Bulhoes
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 22:29

Boa noite Kariny
No campo compensação vc deve colocar o período ao qual se refere, o valor não pode ser superior á 30% e nem maior que á guia á pagar
Exemplo: 300,00 vc só pode compensar 90,00
Att,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 00:32

Kariny Bulhoes da Cunha Boa Noite;

Selecione a empresa e marque a participação da mesma no movimento (clique com o botão direito do mouse sobre a empresa, "marcar participação"). Com a empresa participando do movimento, clique em "dados do movimento", depois selecione a aba "informações complementares". Informe os valores / correção caso houver e o período do crédito que esta sendo compensando. Salve e execute o movimento normalmente;

Conforme orientado no tópico Compensacao de gps [ clique para acessar ], o percentual de compensação é de 100%;

Abraços

Att

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 21:37

Oi Eduardo muito obrigado pelo seu pronto esclarecimento, mas por algum motivo o campo compensação na aba de informações complementares não está disponível para que eu possa colocar os valores, o procedimento normal de abertura de movimento e tudo mais eu já fiz mas o campo de compensação permanece indisponível, se alguem poder me ajudar eu agradeço muito, pois estou travada e não consigo concluir o movimento.
Desde de já agradeço mais uma vez.

Kariny Bulhoes
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 21:59

Então... Kariny, é como o Eduardo disse, depois que o movimento estiver aberto dentro do SEFIP, você tem que ir em INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES-> COMPENSAÇÕES-> INFORMAR O VALOR E O PERÍODO A QUE SE REFERE O CRÉDITO.

Sempre funcionou comigo, mas se não conseguiu, tente excluir o movimento e tente novamente.


ótima noite.

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Adriana Ferreira

Adriana Ferreira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 22:17

Eu estou com um caso semelhante em termos de SEFIP. Vou seguir estas orientações... Muito obrigada.

Acontece que a funcionária já gozou a licença maternidade, o nenê já tem é um ano... As guias de INSS foram todas pagas integralmente até hoje. E o valor pago de salário maternidade totalizou R$ 3.200,00. Só para esclarecer o INSS mensal gira em torno de R$ 300,00.

Minhas dúvidas:

1 - Posso começar a fazer esta compensação dentro do SEFIP deste mês 09/2012 referente à licença maternidade de um ano atrás?

2 - Posso compensar 100% da guia de INSS 09/2012, 10/2012 e tantos meses venha a abater toda a licença gestante?

3 - Posso compensar até do INSS/SEFIP do 13o de agora de 2012?


Sei que pelo salário da funcionária e pelo INSS pago mensalmente serão alguns meses de compensação, pois trata-se de empresa optante pelo Simples Nacional.

Aguardo uma ajuda e desde já agradeço mesmo.

Ana Paula de Mesquita Maia Santos

Ana Paula de Mesquita Maia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 22:32

Olá Karini!
Conseguiu fazer o procedimento da SEFIP? Caso não tenha funcionado como os colegas disseram (é o unico procedimento que conheço também), o melhor é excluir e começar de novo.
Só uma coisa quero esclarecer: O limite de 30% para compensação não existe mais desde 2009 (Lei 11.941/2009). Essa pergunta faz parte das várias desatualizações do SEFIP. Assim, qdo o programa dá a mensagem "a compensação ultrapassa o limite...", basta confirmar e seguir com a compensação. Lembrando que os terceiros não podem ser objeto de compensação, assim o campo 9 deverá sempre ser pago integralmente, sem deduções.

Ana Paula Mesquita
Mais Desenvolvimento de Pessoas
Consultoria - Cursos - Apostlas
https://www.maisdesenvolvimento.com.br
Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 21:11

Oi Ana não consigo, o campo compensações fica indisponível, não sei pq, será pelo fato do código ser 115? já abrir o movimento umas trezentas vezes, não dá certo sei todos os procedimentos mas esse campo de compensação não consigo colocar valores.

Boa Noite. Obrigado a todos.

Kariny Bulhoes
DOUGLAS RIBEIRO

Douglas Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 13:12

Caros colegas,

Vou deixar o registro da solução encontrada para o problema relatado pela colega Kariny.

Passei pelo mesmo problema e vi essa mesma situção/ questionamento em outro tópico.

Por algum motivo o Sefip não aceita que se informe compensação quando a opção para recolhimento do INSS é em atraso. Portanto, basta selecionar a opção: no prazo para o recolhimento do INSS.

Paz e felicidades a todos!

Douglas



Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 16:11

Oi kariny

Talves seja necessário você está lançar no sistema da folha estas compensações, pois quando importar a folha para o Sefip já vai aparecer esta imformação também!
Quanto ao recolhimento de terceiros... achei que valia apenas para retenções, pois se tratando de salário maternidade sempre compensei 100% da guia. Gostaria que alguem me esclarecesse para quando tiver esta situação em uma empresa que não for do simples nacional!!

Abçs

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 15:49

Boa tarde
Eu preciso fazer umas guias dos meses anteriores do fgts e o gps de salario que foi a mesnos na sefip que ja foi recolhido. Que eu saiba que cada sefip que fazendo ela excluir o que fazemos primeiro e só aparece o que fazemos depois e no caso tinha varios funcionários registrado irão sumiu e na receita pode dar problema por isto caros coelgas se alguem já fez e poder me ajudar ficarei muito feliz.

Mariana Lopes Costa

Mariana Lopes Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 17:41

Boa tarde,

Eu estava com o mesmo problema da Kariny, o campo de compensação não abria de forma alguma! E a resposta do Douglas foi corretissima para o meu caso!
Então, muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.