x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 719

Cadastro do Pis

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 16:19

Boa Tarde a Todos !!!

Com a greve dos bancos, volto ao assunto do cadastro do PIS.

Tenho que cadastrar um funcionario mo Pis. Mas, pelo que parece, a Caixa não vai voltar a tempo de cadastra-lo e ainda assim informa-lo na Sefip. O que fazer nessa situação? Alguns sugeriram informar um nº de pis qualquer e depois fazer uma RDT. Outros falaram para cadastra-lo no site da previdencia e usar o nº do NT que será gerado. Já outros falaram para não informa-lo na Sefip e depois quando a Caixa voltar ao normal e sair o n° do pis, aí então informar apenas o recolhimento dele com a confirmação das informações anteriores dos outros funcionários na sefip. Será que alguma dessas alternativas dá certo? Ou melhor, será que alguma dessas alternativas dá menos "dor de cabeça" caso seja necessário alguma correção depois?

Obrigado.

Thiago de Pinho Fróes

Thiago de Pinho Fróes

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 17:00

Boa tarde Vinicius,

Alguns sugeriram informar um nº de pis qualquer e depois fazer uma RDT.


Este é um erro grave, não faria se fosse você, sendo passível de multa se fiscalizado.


Outros falaram para cadastra-lo no site da previdencia e usar o nº do NT que será gerado.


Acredito ser o correto a se fazer, pois com apenas uma RDT você irá sanar o problema junto a CEF (FGTS) e com uma retificação simples da Gfip de todos meses que foram enviados com o NIT, irá sanar o problema junto a Previdência.

Já outros falaram para não informa-lo na Sefip e depois quando a Caixa voltar ao normal e sair o n° do pis, aí então informar apenas o recolhimento dele com a confirmação das informações anteriores dos outros funcionários na sefip.


Esta opção também é passível de multa, visto que um funcionário "ficará" sem a contribuição, e mesmo quando você retificar a Gfip (passando a informação correta) poderá ser aplicada a multa.

Portanto em minha opinião informaria com o NIT e retificaria a Gfip depois que obtivesse o nº de PIS.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.