x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 978

Entrega da GFIP

Bruna Mendes Salvatico Salvi

Bruna Mendes Salvatico Salvi

Iniciante DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 15:01

Estou encerrando a minha empresa e descobri que em 2009, a contadora responsável não emitiu as GFIPS. Naquele ano, nós não tínhamos nenhum funcionário contratado e por isso, não tínhamos recolhimentos a fazer. Alguém pode me esclarecer como devo proceder? Existe multa?

Muito obrigada
Bruna

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 15:07

Bruna,

Em relação a Multa da GFIP.

Deixar de apresentar a GFIP, apresentá-la com dados não correspondentes aos fatos geradores, bem como apresentá-la com erro de preenchimento nos dados não relacionados aos fatos geradores, sujeitarão os responsáveis às multas previstas na lei nº 8.212/91 e alterações posteriores, e às sanções previstas na lei nº 8.036/90.

Nos casos acima, a correção da falta, antes de qualquer procedimento administrativo ou fiscal por parte do INSS, caracteriza a denúncia espontânea, afastando a aplicação das penalidades previstas.

O pagamento da multa pela ausência de entrega da GFIP não supre a falta deste documento, permanecendo o impedimento para obtenção de Certidão Negativa de Débito - CND.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 15:08

Boa tarde Bruna,

De acordo com o Manual SEFIP você deve enviar GFIP Sem Movimento, para a primeira e a última competência com ausência de movimento.
Quais competências estão faltando?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:11

Nesse caso deve enviar a GFIP sem movimentação, no caso de varias competencias seguidas, com por exemplo 01/2011, 02/2011, 03/2011 ... enviará somente a primeira competencia.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Denisclei da Costa

Denisclei da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:27

Caríssima Luciana,

O procedimento que descreves deveria ser feito na época da ocorrência, conforme postado pela Vânia. Para que surjma efeitos retroativos deveram ser informadas todas as competências não informadas em época oportuna, uma a uma.

luciene soares franca

Luciene Soares Franca

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:39

Boa Tarde, estou com um problema com uma empresa, esta empresa tinha um funcionario so que so estavamos informando o funcionario no sefip, enquanto o do empresario eu estava tirando pela previdencia , estao tudo pago oque devo fazer tenho que informar no sefip o empresario e o funcionario tambem. so pra lembrar e desde 2008 que nao informa.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 17:02

Bruna, se for sem movimento basta fazer a primeira sem movimento que eliminará as outras.

Lembrando que não ter funcionários não significa que seja sem movimento, se a empresa estava ativa deveria ter retirada de pró-labore e informação e pagamento mensal de INSS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.