x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 20

acessos 15.013

Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 14:25

Uma ajuda por favor!
Dúvida: Estou com um cliente profissional liberal(fisioterapeuta)que esta contratando um pessoa p/ficar no consultorio, a contratação esta sendo feita atraves do CEI do profissional. Neste caso como faço o envio da SEFIP. O programa esta gerando uma gps no valor de $178,00 com as seguintes informações no RAT 0,1 no FAP 1,00 e quando coloco como não optante pelo Simples aparece o cod.2208. O valor do salario é $622,00.
Como preecho esta Sefip?pois estou achando o valor muito alto da guia.
Grata,
Alexsandra

Alexsandra
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 19:05

Boa noite Alexsandra
Faça uma guia de INSS manual caso haja divergências entre no gefip/sefip e conserte os campos preenchidos..
Espero ter ajudado
Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 19:26

Alexsandra,
Boa noite!

O SEFIP está correto.
Para profissional liberal o codigo de recolhimento da previdência é o 2208 (Empresas em Geral CEI) . O FAP será: 566 (Consultório de profissional liberal). Haverá incidência de INSS patronal de 20% + Terceiros de 4,5% + RAT 2,0. Por isso que você está achando alto.

Espero ter ajudado.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 19:39


Boa noite,
Fecho com o Ronaldo Rodrigues, aqui no escritório tenho três casos iguais e as minha guias são calculada da forma explicada abaixo :

parte patronal = 20% = 124,40
desconto/funcio= 8% = 49,76
terceiros 4,5 % = 27,99
SAT/RAT = 1% = 6,22

Espero ter ajudado

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 09:50

Bom dia,

Então, o calculo do SAT/RAT da empresas com FPAS 566 é variável :



A contribuição previdenciária teve sua sistemática alterada pela Lei nº 8.212/91 (anterior Lei nº 7.787/89), que em seu artigo 22 estabeleceu alíquotas diferenciadas de acordo com o grau de risco preponderante as empresas:

"Art. 22. A contribuição a cargo da empresa, destinada à seguridade social, além do disposto no art. 23, é de:

a) 1% (um por cento) para empresas cuja atividade preponderante o risco de acidentes do trabalho seja considerado leve;

b) 2% (dois por cento) para empresas cuja atividade preponderante o risco de acidentes do trabalho seja considerado médio;

c) 3% (três por cento) para empresas cuja atividade preponderante o risco de acidentes do trabalho seja considerado grave."

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
Danielle Alvarenga

Danielle Alvarenga

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 11:03

Bom dia , Geroncio Rodrigues

Você quer saber os calculos ou a forma de preenchimento do SEFIP?

"Agir corretamente quando está sendo observado é uma coisa;
A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está observando."
JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 11:56

Aproveitando o tópico , solicito uma ajuda.

O meu relatório da folha não está batendo com o sefip. Está ocorrendo dentro do programa, depois da importação da folha de alguns funcionários estarem com o INSS a maior, ou seja , o relatório da folha demonstra por exemplo a aliquota de 8% e o sefip demonstra 9%, ocorrendo uma divergência de valores.Consultando a tabela constatei que o Sefip está errado, ou seja a liquota a ser desontada dos empregados realmente e na faixa de 8%.
Como é que eu posso consertar isso dentro do sefip ?
Eu tentei selecionar o movimento destes funcionários mas não visualizei algum campo onde pudesse ser concertado este erro.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:02

Julio, provavelmente vc está fazendo 01/2013 e não atualizou a tabela no SEFIP.
clique aqui ou no site da caixa em downloads > FGTS > SEFIP e baixe o primeiro arquivo.
Depois deve executar e no SEFIP em Ferramentas > Carga manual de tabelas > Auxiliares - INSS > Manual e selecione o arquivo que criou quando executou o arquivo baixado da caixa.

Depois só conferir se atualizou em Exibir > Tabelas INSS

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 18:44

Obrigado Leandro.
Enquanto aguardava a resposta , acho que fiz o que vc recomendou ai, porque revirei o programa e mexi em tudo que podia, inclusive fiz esta atualização. Estava comentando o acontecido com um colega, e fui mostrar o erro... adivinha o que aconteceu ? Simplesmente não havia mais erro . Paguei o maior mico rsrsrs.
A proposito, era a competência 13 /2012 - modalidade 1

Gysa Vargas

Gysa Vargas

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 08:37

bom dia sou leiga no assunto qual o cod para outras entidades profissional liberal dentista???
rat 1,0%
nao optante simples
cod gps 2208???
na verdade é como preenche todo os sefip. ..

#obrigada#

..*** Se Deus é por nós, quem será contra nós??!!****..
Gysa Vargas

Gysa Vargas

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 08:43

bom dia
mto obrigada pela atenção Anya!
mas ainda tenho duvidas no caso dentista nao teria que enviar uma gfip de serviços prestados dele??

o valor final deu assim..

empregado:54,24
contibuinte:74,58
empregado avulso:135,60
contribuintes indiv.135,60
rat 6,78
outras entidades 30,51
total:: 437,51

seria isso???
salario 678,00

grata

..*** Se Deus é por nós, quem será contra nós??!!****..
Jenyffer Boehm

Jenyffer Boehm

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 13:37

Boa Tarde!


Tenho um cliente que é do simples e prestou um serviço de instalação de interfone em uma obra de construção civil, qual o procedimento correto para o envio da SEFIP? Devo mandar com o cod. 115 que é o que eu mando todos os meses, ou tenho que mandar com o cod 150 e alocar o empregado no cei da obra?

Jenyffer Boehm

Jenyffer Boehm

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:26

O funcionário é da empresa do Simples que tem o CNAE 47.52-1-00 - Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
47.51-2-01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
95.11-8-00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos

Mas a construtora esta me cobrando a SEFIP com o cod. 150 e com os empregados alocados, pelo que eu pesquisei não possa fazer a SEFIP desta forma, alguém ja teve um caso parecido?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.