x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 5.888

Salário Maternidade

Ana Paula

Ana Paula

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 08:57

Bom dia! A senhora em questão é sócia em uma empresa e tem retirada de pro-labore no valor de R$ 830,00 (BRUTO). Posso eu mesma fazer seu requerimento pela internet (data prev)? Ou ela terá que comparecer à agência do INSS e requerer? Será como contribuinte individual? Obrigada!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 09:04

Bom dia Ana,

O requerimento poderá sim ser feito pela internet por você, no entanto será necessário que a sócia encaminhe a documentação a Previdência Social, seja pessoalmente ou via correio.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 17:00

Maria Adriana,
Boa tarde!

O salário será informado normalmente no SEFIP, salário bruto de R$ 800,00. Atentar ao detalhe da compensação deste valor no cálculo do INSS, no campo específico do SEFIP.

O pagamento do mês, também ocorre normalmente, descontando o INSS e outros tipo: Assist. médica e etc.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 17:04

Sim, Maria Adriana, sobre o salário maternidade é descontado normalmente a contribuição da empregada, ou seja, o valor líquido que ela receberá será o mesmo que vinha recebendo, antes da licença.
E na GFIP informas o valor bruto do salário maternidade, para que o sistema faça a compensação.

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 16:45

Elaine,
Boa tarde!

Não entendi muito bem sua pergunta! Mais acredito, seguindo mais ou menos o que entendi, que a dúvida seja esta : vamos supor que esta funcionária volte no dia 13 do mês e as férias tenha inicio logo em seguida, desta forma, ela receberá os 13 dias deste mês na folha como salário maternidade e as férias serão pagas normalmente a partir do dia 14.

Espero ter ajudado!

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Flávia Renata Bertan

Flávia Renata Bertan

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 09:02

Bom Dia!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês, tenho uma funcionária que entrou em salario maternidade agora dia 15/02/2013, já fiz o lançamento do salario maternidade no meu sistema, e o mesmo já esta fazendo o calculo de INSS.
Mais achei na internet um formulário que deve ser preenchido para ser enviado para a Previdência Social, devo preencher esse formulário, ou só é usado para outros casos?

O formulário que aparece no site da Previdência é esse: menta2.dataprev.gov.br

Se alguém puder me ajudar eu agradeço

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 09:10

O processo de pagamento do salário-maternidade para as empregadas é feito totalmente na empresa, nenhum documento precisa ser enviado para a Previdência. Basicamente é descriminar na folha de pagamento/recibo a remuneração do salário-maternidade e informar o código de movimentação e o valor a ser compensado, na GFIP. Também deve ser anotado o período de licença, no registro da empregada, e o atestado médico deve ser guardado como comprovação.

vilma lima

Vilma Lima

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 16:54

ggostaria de saber como e pago o salario maternidade, já q segundo o site da previdência para empregadas do setor privado e feito uma média dos 06 ultimos meses. e justo falar que: se a empregada fez 6000.00 de salários nesses 06 últimos meses o seu salário familia vai ser de 1000.00.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.