x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 820

Admissão de funcionário

LIA GONÇALVES PEREIRA

Lia Gonçalves Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:42

Preciso admitir uma funcionária numa loja de venda de sapatos, ela faz todo o atendimento, tira nota, arruma a loja, porque a mesma é pequena e só tem essa funcionária. Gostaria de saber qual a função melhor vendedora ou atendente, qual o horário de trabalho e salário.

LEONARDO CAIADO CUNHAE CRUZ

Leonardo Caiado Cunhae Cruz

Prata DIVISÃO 3, Economista
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 09:54

Bom dia Lia, confome Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) , do ministério do Trabalho, acredito que a que mais encaixa no seu caso seria a abaixo discriminada:

5211-10 - Vendedor de comércio varejista
Atendente de balcão, Consultor de vendas, Fiscal de loja, Operador de vendas (lojas), Recepcionista - em vídeo locadora, Vendedor - no comércio de mercadorias, Vendedor interno,

espero ter ajudado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 10:18

Bom dia. Lia, cuidado com o acúmulo de funções. Veja o que tenho sobre o assunto:

A jurisprudência predominante entende ser possível a ocorrência de tal fato (acúmulo de funções), desde que haja previsão em cláusula do contrato de trabalho firmado entre as partes, inclusive relativamente ao salário, que deverá ser compatível com o exercício de ambas as funções e o horário de trabalho, ou seja, o empregador deverá definir a remuneração e o horário de trabalho de cada função.
O seu registro, inclusive na CTPS, pode ser efetuado com a função principal, observando-se na parte de anotações gerais que o empregado exerce concomitantemente a outra função, devendo ser definido salário e horário separadamente para o exercício de cada uma das funções.
Na hipótese de não ser definido o salário para cada função, a empresa deverá destacar o valor pago a mais a título de acúmulo de função, tanto na folha quanto no recibo de pagamento. Da mesma forma, se não houver horário pré-definido para o exercício de cada atividade, deverá ser este fato especificado no contrato de trabalho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.