x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 18.405

Tranferencia de Funcionarios na SEFIP

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:09

Bom Dia a Todos !!!

Estou com a seguinte situação:
Empresa A está incorporando a Empresa B e assumirá as atividades a partir de 01/11/2012. (inclusive os funcionários serão transferidos de uma empresa para outra a partir desta data). Como é a primeira vez que faço esse tipo de procedimento gostaria de saber se estou pensando da maneira correta, principalmente em relação a Sefip.

Na situação mencionada acima, devo informar na Sefip de Competência 10/2012 todos os funcionários na Empresa B com código de movimentação N2 com data de 31/10/12, e na Sefip competência 11/2012 devo informar os funcionários na Empresa A com código de movimentação N3 com data de 01/11/12?
Então após isso devo fazer o Pedido de transferência de contas do FGTS ?

Fico no aguardo.
Obrigado.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:38

Bom dia Vinicius,

Passei por esse processo tambem, fiz da seguinte maneira:
Competencia 04/2012 os funcionairos trabalharam nas empresas separadamente, então você declara dessa forma. A incorporação aconteceu na competencia 05/2012, dia (01/05/2012). Então é nessa competência que eu declarei a saída da empresa B como N2 e entrada na empresa A com o código N3.

Depois desse processo, quando ocorreu o recolhimento da competencia 05/2012 foi que eu fiz o PTC pedindo a transferencia da conta de FGTS de todos os funcioarios.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 15:49

Boa tarde Renata,
estou com a mesma situação porém tenho dúvidas;
quanto a remuneração dos funcionários na competência 04/2012 como você declarou. gerou a SEFIP normalmente com os valores de cada um.
e na empresa A qual foi a remuneração que você colocou para os funcionários??

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:08

Amigo, a compentencia 10/2012 você informara normalmente sem nenhuma alterção pois os 30 dias do mês 10 eles trabalharam e serão remunerados por esta empresa, na competencia 11/2012 é que você usa isso que falou N2 e N3 pois a mudança ocorrera apartir do dia 01/11, a GFIP da empresa B sera negativa na competencia 11/2012.

Não esqueça do CAGED

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:26

Valeu Fabio, mas na verdade eles trabalharam na empresa B, até 30/09 e começaram na empresa A em 01/10. devo informar agora nessa competência a transferência é isso.
A SEFIP da empresa B será sem movimento é isso quando você diz negativa. ou os funcionario sem remuneração???

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:44

Oi só para ver se entendi,
eu deviria ter informado o codigo N2 na SEFIP da empresa que eles estão saindo no mê 09/2012 certo recolhimento fgts 07/10/2012 e agora gero 10/2012 uma sem movimento para empresa que ele sairam.
Por que ele começaram a trabalhar na empresa A 01/10 só que não informei nada ainda vou informar agora, pois ele constam na SEFIP´ dessa empresa, porém ainda estão na SEFIP da outra com salario e tudo.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:44

Oi só para ver se entendi,
eu deviria ter informado o codigo N2 na SEFIP da empresa que eles estão saindo no mê 09/2012 certo recolhimento fgts 07/10/2012 e agora gero 10/2012 uma sem movimento para empresa que ele sairam.
Por que ele começaram a trabalhar na empresa A 01/10 só que não informei nada ainda vou informar agora, pois ele constam na SEFIP´ dessa empresa, porém ainda estão na SEFIP da outra com salario e tudo.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 16:59

Exatamente, em 09/2012 vc informa todas na empresa origem...pois estavam registrados nela...em 10/2012 você informa a transferencia na empresa destino e na empresa origem, você deve informar sem movimento.
Quanto as contas de FGTS, você deve esperar o recolhimento do FGTS competencia 10/2012, encaminhar a documentação (PTC) para a transferencia das contas...assim a caixa reconhece a transferencia, pois já existe um crédito.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 19:08

obrigado Fabio e Renata.
vou fazer assim não sendo abusado Fabio depois da transferência como verifico se foi efetuado a transferência das contas.
Pergunto por que recentemente estamos com empresas que efetuaram essas transferência e gostaria de verificar se está tudo certo com elas.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 08:23

Oi renata e Fabio, percebi uma coisa no mês 09/2012 não informei o código N2 na empresa origem gerei a SEFIP normalmente, devo retificar e informar o código N2.
e agora no mês 10/2012 na empresa destino informo o código N3 para os funcionário transferido??

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 14:02

Boa tarde quando vc pensa que resolveu a coisa complica.
estou tentado retificar a do mês 09/2012, porém preciso encerrar a folha do funcionário no meu sistema ele permite fazer a transferência entre empresas.
Mas preciso fazer a data de saída em 01/10, na sefip se colocar 30/09 ela puxa 29/09 mas ok.
Porém na sefip 10/2012 quando vou gerar importa os funcionário com os códigos N2 certo, porém não tem valor acaba não gerando pois estou na modalidade 0.
Pergunto na sefip 10/2012 empresa origem posso colocar os funcionário na modalidade 1.
e só na sefip 11/2012 empresa origem vou gerar uma sem movimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.