x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 21.661

SEFIP COM TOMADOR ( 02 )

ROBERTO FLORIANO CARDOSO

Roberto Floriano Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2007 | 11:58

Amigos, fiz uma consulta sobre a possibilidade de se tirar GPS e GRF com varios tomados separadamente, a Juliana Mira e Elisangela me respodenram que se, perdão me expliquem como, não consigo, só saem juntas mesmo pq quando ha retenção de todas o sistema agrupa e desconta tudo da empresa e como seria possivel?

GUIDO SALLES

Guido Salles

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 16 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2007 | 12:00

Art. 424. A empreiteira e a subempreiteira, não responsáveis pela obra, deverão consolidar e recolher, em um único documento de arrecadação, por competência e por estabelecimento identificado com seu CNPJ, as contribuições incidentes sobre a remuneração de todos os segurados, tanto os da administração quanto os da obra, e, se for o caso, a contribuição social previdenciária incidente sobre o valor pago a cooperativa de trabalho relativa à prestação de serviços de cooperados, podendo compensar, no pagamento destas contribuições, as retenções ocorridas com base nos arts. 140 e 172, observado o disposto no art. 203.

Guido Salles - [email protected]
Juliana Mira

Juliana Mira

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2007 | 12:23

Roberto qd vc faz a importação da folha para o SEFIP va em movimento e marque somente a participação do tomador que vc deseja recolher não se esqueça de colocar a retenção deste tomador para que seja abatido na GPS para marcar a participação va em movimento clique com o botão direito o mouse e marque participação
QQr duvida volte a postar...

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 11:06

Sei que o tópico é bem antigo, mas estou com a mesma dúvida e não achei nada mais recente...

Tenho que enviar uma GFIP com 2 tomadores + mais os empregados da prestadora do serviço.

Se enviar primeiro a do tomador A, depois envio a do tomador B e depois envio a dos empregados sem alocação, enviarei 3 arquivos distintos.

Ao enviar o do tomador B, eu não estaria 'cancelando' as informações enviadas anteriormente referentes ao tomador A?

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 13:50

Oi, Mozart!

O indicado (e ideal) é fazer a gfip com TODOS os tomadores de uma só vez, gerando uma UNICA guia de FGTS.

Masssss, alguns CONTRATANTES querem ver a GUIA DO FGTS também em separado (empresas públicas costumam pedir isso, mesmo em desacordo com a legislação).

Então, para atender a essa situações e não perder o cliente, vc pode fazer várias GFIPS com um tomador de cada vez e irá gerar uma GRF para cada grupo de empregados (e uma GPS só tambem por cada tomador e cada gfip).

Mas ATENÇÃO! O detalhe pra não "cancelar" tudo é o 'pulo do gato": ao final de todas elas, você gera uma outra GFIP com todos os trabalhadores de todas as anteriores na MODALIDADE 9... e manda bala!

Essa que tem TODOS na modalidade 9 substituirá as anteriores, MAS O VALOR TOTAL do FGTS e do INSS vai bater com o que vc recolherá em separado.

Agora deu, né? ;-)

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
eduardo carvalho costa

Eduardo Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 25 maio 2012 | 10:59

Gostaria de retomar esse tópico pois estou com o mesmo problema, mas primeiro queria saber a base legal para o recolhimento do INSS em uma única Guia quando a GFIP for gerada no código 150 para poder questionar com meu cliente que o correto é pagar em uma única guia? pois no manual da GFIP página 70 diz o seguinte:
1. Nos códigos 150 e 211 a compensação é informada por tomador/obra, mas o valor é abatido do total das contribuições devidas pelo estabelecimento, sendo gerado um único documento de arrecadação da Previdência – GPS.
2. No código 155 a compensação também é informada por tomador/obra, porém o valor é abatido somente das contribuições devidas pela respectiva obra e pela administração, se for o caso. Assim, é gerado um documento de arrecadação da Previdência - GPS para cada obra a outro para a administração.


Segundo é sobre a resposta da Zenaide Carvalho pois a diferença e que minha GFIPS tem uns 20 tomadores e tipo, quem ta na administração se compensa com a sobra da retenção dos outros tomadores e se eu enviar separado cada tomador vai dar INSS a pagar na administração quando eu deveria pagar somente as outras entidades na guia geral.

Aguardo respostas pois estou precisando muito de ajuda nessa questão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.