x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.051

Compensação do INSS no mesmo mês da Retenção

JOAO

Joao

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 23:23

Olá Colegas,

Tenho uma empresa que todo mês tem retenção do INSS na NF. Gostaria de saber se é possível fazer a compensação no mesmo mês da Retenção? Ex.: retenção na NF R$500,00, INSS a pagar R$600,00, total a pagar R$100,00. Como tenho acumulado dos meses anteriores, gostaria de compensar esses R$100,00, isso é possível? Tentei fazer isso na SEFIP mas não permitiu a compensação. Alguma dica? Obrigado!

Aderleno Pessoa

Aderleno Pessoa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 07:55

Olá João.

Bem, a situação descrita por ti está prevista no manual da GFIP, capítulo III - INFORMAÇÕES FINANCEIRAS, ponto 2 - MOVIMENTO DA EMPRESA, sub-ponto 2.16 - COMPENSAÇÃO, (páginas de 68 a 72). De antemão a resposta é sim, claro que na MESMA COMPETÊNCIA a empresa pode informar a retenção de INSS declarada na NF no mês da GFIP, como tbm informar o crédito (compensação)provindo de uma (s) retenção (s) de competência (s) anterior (es), desde que já tenha sido informada na devida GFIP e gerada o crédito.

Espero ter ajudado.

JOAO

Joao

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 11:13

OK Aderleno, muito obrigado!

Tenho outra dúvida:
Enviei SEFIP com cód 115, o recolhimento do FGTS foi efetuado normamlmente. Agora vou excluir a SEFIP 115 para enviar a 150 pois no mês em questão houve retenção. Neste caso, qual a modalidade que devo utilizar, em branco, 1 ou 9? Pois imagino que se eu enviar em branco, poderá gerar mais um valor no FGTS. Desde já agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.