x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 869

Criação de cadastro SEFIP

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 11:00

Olá, muito bom dia meus amigos,

Preciso de ajuda, estamos abrindo uma nova filial de nossa empresa, sou de São Paulo, e a filial será no Rio de Janeiro.

Com relação aos assuntos de departamento pessoal, o envio de sefip, recolhimento de encargos, o que eu preciso fazer para realizar estes cadastros? Alguem consegue me ajudar?

Ficarei muito grata.

Atenciosamente,

Marcela.
:)

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 14:32

Marcela, deves enviar uma GFIP sem movimento, com os dados da filial, referente ao mês de abertura, que é a mesma "data de abertura" constante no CNPJ dessa filial.

E quando tiver movimentação, seja de funcionários/autônomos/sócios, enviar a GFIP normal.

Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:05

Olá Marcio, muito obrigada pela resposta.

A empresa já está em processo de abertura, posso fazer o envio somente a partir do mês em que eu tiver funcionários, ou preciso necessariamente enviar referente ao meses enquanto não houver funcionários?

Caso ela se inicie já com um funcionário, já envio com este funcionário, certo?

Abraços.

Marcela.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:44

Marcela, vais ter de pegar o comprovante de inscrição no CNPJ, dessa filial, e olhar qual é a data de abertura. Se no mês que constar no comprovante, não houver nada a declarar na GFIP, então envias uma sem movimento.

Se a filial continuar sem empregados/autônomos/pro-labore, não precisas enviar uma GFIP sem movimento todo o mês, pois a legislação determina que só se envia no 1º mês de inatividade.

Quando a filial tiver alguma movimentação, aí sim envias a GFIP normalmente.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.