x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 952

Uso indevido da internet

ZILANDRA SANTOS

Zilandra Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:40

Boa tarde pessoal,
Estou com um problema tenho uma funcionária que está usando a internet da empresa para sala de bate papo no horário de trabalho o que devo fazer? Mas além desse problema o meu patrão não sei como entrou no email particular dela e printou a tela de bate papo e mostrou a ela, ele poderia fazer isso?

Aguardo

Fabricio Jesus dos Santos

Fabricio Jesus dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:44

BOa TArde..
mesmo que seja funcionaria , acho que ele não tinha o direito de , mexer ou fazer alguma coisa nos emails dela pois são de uso pessoal ,
unica coisa que ele deveria fazer era dar advertencia ..
Espero Ter ajudado..

Att;

Fabricio

Victor Leonardo

Victor Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:53

Zilandra, a funcionária deve ser advertida verbalmente ou por escrito. O fato de o chefe entrar no e-mail particular dela pode configurar invasão de privacidade, mas ela deveria estar no seu e-mail pessoal no horário de trabalho?

Até mais.

Pois não?
Allan Diego Silvano Leite

Allan Diego Silvano Leite

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:53

Olá, não me lembro ao certo, se foi neste site contabeis.com ou contadores.cn.br que eu li uma notícia esses dias atrás sobre uma decisão judicial sobre Danos morais em que o juiz da ganho de causa ao funcionário, pelo fato do patrão vasculhar seu email pessoal(mesmo durante o expediente e sem o consentimento da empresa), o juiz entendeu que em hipótese alguma o empregador tem o direito de vasculhar o email pessoal do empregado, independente da situação

"Valor é o que é preciso para levantar e falar, mas também o que é necessário para sentar e escutar." (Winston Churchill)
Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:58

Zilandra

O ideal seria fazer um regulamento interno para que os demais colaboradores estejam cientes de que o uso da internet para fins pessoais não é admitido na empresa e que são passiveis de advertência ante esta situação. No demais caberia a ela uma advertência verbal ou por escrito.

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 16:00

Zilandra Santos,

O procedimento adotado pelo empregador infringe a Lei, pois os e-mails particulares são de interesse exclusivo da funcionária que pode até entrar com ação judicial por danos morais, O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou uma empresa a indenizar em R$ 60 mil um funcionário que teve seu computador fiscalizado. O entendimento dos ministros foi o de que há limites quando a vigilância choca-se com o direito à intimidade.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 21:26

Zilandra, o que a empresa pode fazer é configurar o internet explorer para abrir somente determinados sites, proibir a instalação de outros navegadores,
no caso do interter explorer -> opções da internet -> aba conteudo -> supervisor de conteúdo -> habilitar
informar neste item somente os sites que estão liberados, e uma senha para desbloqueio/retirada de um site

deve resolver

quanto ao e-mail, se for o e-mail corporativo, o patrão tem acesso ao e-mail pelo fato de pertencer a empresa, caso a funcionária use o e-mail para outro proposito que não seja o trabalho, ´pode sim receber advertências e até a rescisão. caso de utilise de e-mail totalmente particular, a empresa deve ser avisada para evitar mal entendido

no meu caso , uso um totalmente particular, mas voltado para o serviço e com conhecimento da empresa.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 12:47

fica dificil, pois se o e-mail invandido for o particular, ela também estaria errada em pelo menos 1 aspecto ( uso em serviço ), mas se ela se ausentou do pc e deixou a tela aberta, qualquer um poderia mexer
fica dificil nesses caso especialmente se não tiver testemunhas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.