x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 3.960

Chave para saque do FGTS

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 09:51

A data vai ser a do afastamento do funcionário (a mesma de afastamento informada na rescisão).

O código da movimentação e saque vai depender do tipo de afastamento do funcionário.
Você pode clicar no link a esquerda que informa.

Para rescisão mais comuns:
Sem justa causa pela empresa: I1 - 01.
Término de contrato: I3 - 04
Pedido de demissão: J -

Bernardo Maia

Bernardo Maia

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:14

André, também não costumo gerar a chave para pedido de demissão, mas o sindicato do comércio aqui de Belo Horizonte não homologa sem a chave mesmo para pedido de demissão... O.o

Fiquei de boca aberta quando me mandaram voltar por falta da chave com pedido de demissão.

Como eu costumo dizer, "Antes sobrar do que faltar".

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:20

Bom dia Pessoal,

Aqui na minha região praticamente todos Sindicatos já incluíram na "Documentação Necessária para Homologar" o Comunicado de Movimentação, também nos casos de Pedido de Demissão.

Na verdade este procedimento é para evitar que o empregado futuramente, quando for efetuar o saque dos valores retidos tenha que retornar a Empresa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Helen Brancaglion

Helen Brancaglion

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:28

não entendi, "quando o funcionário precisar futuramente" já que essa chave tem um prazo determinado para saque não tem? pelo menos aqui já aconteceu varias vezes de o funcionário demorar para receber (em caso de dispensa) e eu ter que gerar nova chave.

Att

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:33

Olá Helen,

No caso da chave gerado no Pedido de demissão a mesma sai sem data prevista para pagamento, ou seja, sem validade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ANDRÉ VALENTIM PEDROZO

André Valentim Pedrozo

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:38

Vania / Bernardo,


Nunca tinha ouvido falar em emissão de Chave para o Pedido de Demissão. Vivendo e apreendendo mesmos.

Na verdade no programa do SEFIP que seria a informação para a movimentação do individuo.

Não sou melhor, nem muito menos pior do que ninguem!!!! EU SOU UNICO HOJE E SEMPRE.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 10:45

Pois é pessoal.
Não esqueçam que os códigos serão:

Pedido de Demissão
Movimentação: J
Saque: NÃO ou branco

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ZILANDRA SANTOS

Zilandra Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 11:53

realmente Bernardo, me expressei mau. é o dia do afastamento do funcionário, e não o ultimo dia de trabalho do funcionário , obrigada por me corrigir.

nunca fiz uma rescisão de pedido de demissão no sindicato do comércio de BH, mas é muito bom saber que tem que levar a chave para eles, pois isso é uma novidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.