x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 22

acessos 50.579

Quando a BC do FGTS e INSS são diferentes na Sefip

Vandeliro Luiz dos Santos

Vandeliro Luiz dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 14:41

Boa tarde a todos,

Estou com uma dúvida, recentemente assumi alguns trabalhos relacionados a Folha de Pagamento e como não possuo o domínio do assunto, agradeço a quem possa me ajudar.
Trabalho com o Microsiga (versão 11) e gero as informações de FGTS e INSS e as importo para o programa da Sefip, pois bem.... no nosso ERP, os cálculos estão corretos, quando extraímos os relatórios para conferência, os cálculos conferem, no entanto, quando visualizo essas informações na Sefip, é apresentando um valor diferente (o FGTS sempre bate, mas o valor do INSS não).
Ou seja, há verbas em que incide o FGTS e não incide o INSS e vice-versa, no entanto, quando exporto este arquivo do Microsiga, ele vai com a mesma base para ambos (FGTS e INSS) que obviamente está errado.
Conversei com o nosso suporte e estranhamente eles disseram que o Microsiga está fazendo o correto.
Mas não posso considerar essa informação, uma vez que entregarei a Sefip com determinado valor e a guia de INSS que será recolhida estará com outro valor.
Alguém sabe me dizer como devo corrigir essa informação?
Como disse anteriormente, não conheço operacionalmente 100% do programa da Sefip, alguém sabe me informar se consigo alterar o valor da base do INSS neste programa e como faço isso?
Se puderem me ajudar, agradeço muito.

Val

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 14:56

Boa tarde Vandeliro
O SEFIP é um programa bem desatualizado, e muitas "gambiarras" tem que ser feitas para determinadas situações.
Uma diferença que pode dar é o FAP que é calculado com 4 casas decimais, mas no SEFIP aceita apenas 2, mas a diferença geralmente é pequena.
Outra é o polêmico INSS sobre aviso indenizado, que segundo a RFB não deve ser informado na GFIP, pagando assim um valor maior na guia do que é informado ao INSS.
Aqui meu programa tenho a opção de informar ou não na GFIP para bater os valores.
Verifique tbm no SEFIP em Exibir> Tabelas INSS se estão atualizadas como 01/2012.

ANDRÉ VALENTIM PEDROZO

André Valentim Pedrozo

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 14:56

Vandeliro Luiz dos Santos, boa tarde.


Com certeza tem rescisão neste mês, verifique se foi pedido de demissão ou dispensa sem justa causa.

Não sou melhor, nem muito menos pior do que ninguem!!!! EU SOU UNICO HOJE E SEMPRE.
Vandeliro Luiz dos Santos

Vandeliro Luiz dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 15:27

Boa tarde a todos,

Sim... temos rescisão dentro do mês sim...
De qualquer maneira, já que o ERP trata os valores de maneira correta, ele não deveria levar para a Sefip a mesma informação?
Como o sistema de vocês trabalha, por gentileza?

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 15:49
Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:10

Já enfrentei muitos problemas a respeito disso.

Hoje eu altero as bases na SEFIP mesmo e faço bater os valores com a folha de pagamento, depois de conferidos, obviamente.

Principalmente quanto tem rescisões de aviso previo indenizado.
Eu tiro a base de 13º (incluindo o 1/12 indenizado) e jogo a diferença no outro campo (remuneração e o aviso indenizado).

Helen Brancaglion

Helen Brancaglion

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 08:53

Eu também gostaria de saber como mudar valores na sefip pois desconheço, mas primeiramente Val, entre em contato com o pessoal do programa que você usa, porque quando detectei este mesmo erro aqui, eu entrei em contato com o pessoal do programa de eu utilizo (cordilheira) e eles me deram a opção de como fazer, com certeza eles sabem sobre esse problema.

Att

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 10:41

Olá,

Se o problema é o evento de Aviso Indenizado, não se trata de um erro do sistema, simplesmente o SEFIP não foi atualizado, e a Receita Federal, adminstradora de arrecadação da previdência, sabe do problema e publicou a IN nº 925, de 6 de março de 2009 que orienta o procedimento correto.

Pode realizar alterações sobre os valores declarados apenas para conferência, porém deve ser transmitido o arquivo com os dados originalmente declarados.

DAYANNY  SANTOS

Dayanny Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 10:45

Alexsina, Vc ja fez uma atualização no programa do SEFIP, Auxiliares - INSS? Caso ainda não tenha feito faça o Downloads no site da caixa e atualize. Depois importe o arquivo do SEFIP de novo e confira!
Ate mais...

Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia...
(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)

Paulo Coelho
Helen Brancaglion

Helen Brancaglion

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 14:03

Isso, não informa na Sefip , eu coloco esse valor junto no total da GPS mensal, mas eu fico me perguntando se não haverá problemas, pois Sefip e GPS paga, não vai bater os valores, recolhendo a parte como vc disse pode ser uma solução, não sei, nunca tinha pensando nisso, já que o meu sistema trata dessa forma,

Att

KEILA F. GROTTO

Keila F. Grotto

Bronze DIVISÃO 3, Subcontador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 13:52

boa tarde colegas!!!

Estou com o mesmo problema do nosso amigo acima Vandeliro, porém no meu caso não se trata de aviso prévio indenizado, e sim uma rescisão de contrato onde no sistema esta correto salario -vale transp = base calculo inss ( salario 507-106,5 (vale desco)= 400,50 * 8% = 32,04 valor do inss). Mais no sefip ele esta descontando o inss dos 507,00 como base de calculo do inss. Assim temos uma diferença de 8,52 na sefip....onde na Sefip eu posso alterar a base de calculo apenas para o inss?? sem alterar o recolhimento do fgts? obrigada pessoal. Também estou começando no Dep. Pessoal agora

Márcio Reginaldo Vitti

Márcio Reginaldo Vitti

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 13:19

Pessoal, boa tarde!

Li todos os posts desse fórum, e quanto ao AP indenizado, creio que ficou claro para todos.
Estou com um caso aqui que se refere ao tempo de espera do motorista profissional. A legislação prevê a não incidência do FGTS, porém incide o INSS, inclusive tenho uma solução de consulta da RFB reiterando isso.
Mas na SEFIP normal, código 115, 150 ou 155, não é possível informar uma base de cálculo para o FGTS e outra para o INSS. Aliás, isso só é possível se informar os valores manualmente (base e valor do INSS), escolhendo categoria 05 para o empregado (múltiplos vínculos).
Alguém poderia me ajudar, mesmo sabendo que a GFIP atual é uma verdadeira 'colcha de retalhos'?
Agradeço desde já!
Márcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.