x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.197

Recolhimento atrasado de FGTS acidentario sefip

Andrea Nascimento

Andrea Nascimento

Iniciante DIVISÃO 5, Agente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 11:49

Boa tarde estou com duas duvidas quem puder me ajudar. tenho um funcionario afastado por acidente de trabalho a 2 anos e não foi recolhido o fgts dele descobri q teria q ter recolhido como vou fazer esse recolhimento qual modalidade no sefip.

Outra duvida quando um funcionario se afasta por doenca tenho q informar na sefip como? Eu simplesmente desabilitava e parava de recolher obrigada.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 11:55

Vai enviar o empregado na modalidade "branco" e os demais na modalidade 9.

Tem que enviar a informação (doença) no mês de afastamento e nos demais meses em que ele estiver afastado não vai informação.
Voltará a ter informação quando ele retornar devendo tbm ser informado o retorno.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 13:47

Sim, basta marcar a opção FGTS em atraso e colocar a data que deseja efetuar o pagamento.

A movimentação no SEFIP na aba movimento clique sobre o nome do trabalhador e depois no botão Nova Movimentação.
Informe a movimentação, código P3 para afastamento por doença superior a 15 dias e Z5 para o retorno.
A data é o último dia pago pela empresa e no retorno o último dia pago pelo INSS.

Exemplo:
Atestado 01/10 retorno 15/11
Movimentação:
afastamento código: P3 data: 15/10 (15 primeiros dias pagos pela empresa)
Retorno código: Z5 data: 14/11

Se vc tem um programa de folha provavelmente ele já importa.
Se ainda tiver dúvidas recomendo ma lida no manual do SEFIP que tem tudo detalhado como informar cada movimentação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.