x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 3.821

Chave de Movimentação FGTS

CARLOS LORENTZ DE BESSA

Carlos Lorentz de Bessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 10:35

Bom dia prezados colegas,
estou com uma dúvida referente à geração da chave para a movimentação da conta do FGTS de um pequeno empresário (MEI) , o mesmo não possui certificado digital, gerei a GRRF pelo programa baixado da caixa e enviei o arquivo pelo conectividade social icp com o certificado do escritório, até aí ok! Mas agora preciso gerar a chave para movimentação e não sei como faço pois o empregador, sendo MEI, não está obrigado a possuir certificado digital, e com o do escritório não consigo gerá-la. Há outro meio?
obrigado

Carlos L Bessa
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 10:39

Carlos, você ainda conseguirá gerar a chave pelo certificado antigo, o PRI, aquele gerado em um disquete pela CEF. Vc tem esse certificado em nome deste cliente?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
MARCELA

Marcela

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 16:42

Olá colegas,
na CEF agências Poá, Arujá e Itaquaquecetuba (Estado de SP) a chave PRI está sendo feita em pen drive para MEI, doméstica (com opção pelo FGTS) e optantes do simples com até 10 funcionários. Outra agência da região (Ferraz de Vasconcelos/SP) não está fazendo a chave, dando a orientação de que agora tudo é certificado digital (o que vai contra circular da própria CEF, vá entender).
Talvez se você procurar uma outra agência da região para verificar se emitem a chave PRI. Foi o que fizemos e está dando certo.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 16:52

Carlos e Luiz, neste caso existe sim esta divergência apresentada pela colega Marcela. O fato é que o custo para uma empresa MEI ou empresa do simples nacional de "pequeníssimo porte", o custo de aquisição de um certificado digital e da mão-de-obra qualificada é incompatível. Por isso ainda existe esta "brecha" para operar com o antigo certificado. A própria base do fgts ainda aceita o acesso via certificado antigo.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3, Professor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 18:00

Obrigado pela resposta Mikael

É isso mesmo existe essa circular da CEF mais muitas agências nem tem conhecimento ou preguiça . Mais vou fazer isso ir em outras agências não é justo pagar por algo que é gratuito certo ? Muito obrigado estava quase comprando

CARLOS LORENTZ DE BESSA

Carlos Lorentz de Bessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 22:09

Ok, pessoal! Muito obrigado pelos esclarecimento, a agência da caixa daqui de Teófilo Otoni está tentando "empurrar" um certificado digital no cliente mas,vou seguir a dica da Srta. Tatiane, vou providenciar uma procuração junto a caixa para o certificado!

Carlos L Bessa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.