x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 78.859

rendimentos de ferias é correto informar na Rais

Monique

Monique

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 16:30

Boa tarde Colegas;

Alguem poderia esclarecer uma duvida???

Em relação ao preenchimento da Rais é correto informar as ferias? ?? Um funcionario obteve rendimento de 2 salarios, ou seja, 1.090,00 durante o ano de 2011, porem em março de 2011 ele tirou ferias e seu rendimento foi para 1453,00 (ferias + 1/3), fiz os calculos e é por causa desse 1/3 das ferias que ele nao recebeu o PIS pois a media passou de 2 salarios, como ele veio de outra contabilidade e disse que todos anos ele recebia o PIS (detalhe sempre foi registrado desde 2006 com 2 salarios)mas acredito que o pessoal que fazia nao informava ferias na RAIS, o que devo fazer ??? é correto retirar as ferias para que receba ???? desculpe é que a primeira vez que fiz a Rais e fiquei um pouco em duvida....

ANDRÉ VALENTIM PEDROZO

André Valentim Pedrozo

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 09:54

Monique, bom dia.


As informações de férias acrescida de terço constitucional esta correta, contudo cabe muito bem a CEF sempre esclarecer que o ano inteiro o colaborador não pode receber mais de que dois salarios minimos, e com isso é simples a eles sempre pedirem para que a empresa retifique a RAIS.

Falta muito ainda para a CEF ser um grande Administrador de recursos financeiros, infelizmente.

Não sou melhor, nem muito menos pior do que ninguem!!!! EU SOU UNICO HOJE E SEMPRE.
ANDRÉ VALENTIM PEDROZO

André Valentim Pedrozo

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 16:00

Monique, boa tarde.


Nestes casos em que a CEF solicita a retificação ao funcionário, eu sempre costumo ainda encaminhar uma copia da RAIS, destacando o mês em que o funcionário esteve de férias, e todos que enviei nunca mais voltaram para solicitar a retificação.

Não sou melhor, nem muito menos pior do que ninguem!!!! EU SOU UNICO HOJE E SEMPRE.
ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 15:34

Boa tarde pessoal

por favor me desculpem a ignorância, mas para ficar bem claro pergunto: o valor informado do salário base + 1/3 das férias e mais a média de horas extras está correto ou devo suprimir essa média e informar apenas os dois 1ºs itens? Tenho uma funcionária nessa situação que está reclamando e preciso saber se devo ou não fazer a retificação.
Agradeço.

Eloina Bomfim
Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 19:00

PESSOAL,

Gostaria de saber se devo considerar as ferias do funcionario no valor total ou parcial, em caso de ferias partidas.

O funcionario obteve ferias de DEZ/2012 a JAN/2013, no caso do dia 20/12/2012 até 06/01/2013. O valor das ferias gozadas em JANEIRO foi recebido em dezembro, mas como se trata de outra data-base a parte de janeiro/2013, estou em duvida se acrescento ou nao na remuneração de dezembro/2012 da declaração da RAIS 2012.

alguem pode me ajudar?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 19:10

6 dias de férias serão recolhidas em janeiro de 2013 neste caso não incide rais 2012

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 19:12

outra duvida que me surgiu,
a data-base do sindicato é SETEMBRO, entretanto os reajustes se iniciaram somente em DEZEMBRO/2012 pois demorou para sair o acordo.

Devo declarar o salario efetivamente recebido nos meses subsequentes (outubro, novembro e dezembro) ou devo informar os valores considerando os reajustes que somente serão pagos em agora JANEIRO/2013 e FEVEREIRO/2013?

att,

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 19:17

vc deve declarar o que realmente foi pago ao funcionário

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Monique

Monique

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 14:12

Caros amigos
Estou precisando novamente da ajuda de vcs em relação a ferias, um funcionario trabalhou de Janeiro e Fevereiro de 2011 com salario de 640,00 e em Março 298,67 que foi o mes da rescisao fora isso foi informado na rais as ferias indenizadas no valor de 853,33, ele veio ate o escritorio pois nao conseguiu receber o PIS de 2012, a CEF pediu para que seja feita uma retificação nesta rais para que ele receba. Minha duvida , é correto fazer essa retificação ja q o valor de ferias foi o valor realmente pago ao funcionario.

Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 10:58

não entendi, mas pelo que vi, se ele trabalhou somente Jan, Fev/2011 e parte de março/2011, acredito que menos de 15 dias (pelo valor passado), o calculo de ferias é bem menor.

Sal Nom = 640,00
Periodo trab = 2 meses (2/12)
Indenização Ferias 1 mês(1/12)
De ferias o valor da rescisão deveria ser= 640 *3/12 = 160,00
+ 1/3 = 160 *1,3334 = 213,35




Edilene M.F.Pereira

Edilene M.f.pereira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 11:15

bom dia a todos,

o complemento salarial deve ser informado na rais 2013? -


pois a negociação de sindicatos demorou o ano todo para chegarem em acordo, e o complemento salarial foi em dezembro ou seja 6 meses de complemento, ultrapassando o dois salarios minimos na qual o funcionario nao receberá o pis neste ano.... aff to até vendo..(rsrsr)


Edilene

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 11:27

Bom dia Edilene

Existe um tópico para dúvidas de rais

clique aqui

Poste sua dúvida novamente neste tópico
Obrigada

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.