Yone, peço sinceras desculpas se minha colocação possa ter lhe ofendido, não foi minha intenção.
Sim, este espaço é para ajuda mútua entre os profissionais da área. Contudo, as dúvidas explanadas por vc exprimem um grave nível de desconhecimento sobre a matéria. Posso entender que vc seja iniciante, mas vc se arrisca e muito a fazer algo de muito errado se a todo momento precisar ser orientada pelo Forum, não havendo alguém em seu setor (local de trabalho) responsável por suas atividades.
Foi isso que eu e o Cisso (assim entendi) percebemos na crueza transmitidas em suas perguntas.
Minha sugestão para que busque um bom curso foi feita na melhor da sintenções, justamente para que vc não venha a ser cobrada por algo errado que fez, e outra coisa importante é que talvez vc nao saiba o impacto negativo que poderá causar alguma atitude sua (por desconhecimento, claro) e as consequências danosas á empresa.
Se tal fato ocorrer vc com certeza será penalizada, por isso que se vc obtiver maior domínio da legislação trabalhista e fiscal maior será a garantia de manter-se em seu emprego e tmb (por que não?!) o começo de uma bem sucedida carreira em gestão de Pessoas.
Voltando à questão de sua dúvida:
Toda empresa com 10 ou mais funcionários está obrigada ao registro de ponto, indistintamente. Apenas os casos (como por vc citado) é que podem ser liberados da anotação do ponto.
Não importa se é assistente disso ou daquilo, se ele não é gerente , chefe, coordenador, nem supervisor e etc com o nível de remuneração condizente ao cargo de confiança, então, assina o ponto obrigatoriamente.
Yone, te desejo todo o sucesso desse mundo, mas faça (FAÇA!!) um bom curso de DP pois alguma coisa que vc pode achar que sabe mas na verdade ainda não domina, poderá ser a sua decorracada, e eu não quero isso pra vc.
Abraços!!!