x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.870

Sou obrigado a pagar INSS de pro labore (P. F.) Se

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:20

Meu contador emite um pro labore todo mes de 622,00 e me informa que sou obrigado a pagar aqyela taxa de INSS como pessao fisica .
Eu ja pago aquele DAS no simples nacional que vem o INSS incluso



Eu nao pretende me aposentar com o dinheiro do governo ,, mesmo assim sou obrigado a pagar INSS 2x ?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:29

Caso seja o Sócio adm ou Contr. Individual, exceto nos casos em que você já recolhe sobre o teto, estará obrigado a recolher os 11% de INSS.

Art. 9º São segurados obrigatórios da previdência social as seguintes pessoas físicas:
(...)
V-como contribuinte individual:
(...)
h) o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho e o administrador não empregado na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, urbana ou rural;

INSS recolhido no DAS, é a parte patronal devida pelas empresas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:30

Bom dia Alex

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca do pró-labore e consequente incidência do INSS.

Estou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se comentou a respeito.

..

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:33

Alex, bom dia

A retirada mensal a titulo de pro labore é uma opção sua. Se você nao pretende se aposentar pela previdência social, peça a seu contador que pare de emitir recibo de pro labore

O INSS incluso no DAS do Simples nacional é a parte empresa e não tem nada a ver com o desconto individual, pois caso a empresa tenha funcionários, a GPS vai ser só dos valores descontados dos mesmos.

abs

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 09:51

Pois é isso que me deixa na duvida,

O Paulo disse que nao sou obrigado como nao quero me aposentar pelo governo



Agora os outros disseram que sou obrigado idependentemente de querer me aposentar ou nao



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.