x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.719

Assinar Carteira Retroativo

Cristiano Pereira Machado

Cristiano Pereira Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:37

Boa Tarde

Funcionario entro na firma dia 15/05/2012, so foi feito o registro dele em 01/09/2012 minha pergunta é:
pelo registro que tenho dia 01/09/2012 tem como retroagil esta data para dia 15/05/2012 e pagando fgts e inss, ou tem alguma forma de cancelar este registro e registrar com a data certa..
outra duvida tenho que fazer outro CAGED se caso for so mudar a dato do registro, e na caixa como que fica isto??

obrigado desde ja!

Larissa Cristina

Larissa Cristina

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 16:46

Cristiano, não existe lei que impossibilite o registro retroativo, mesmo porque, é benéfico ao empregado. Mas os impostos (INSS, FGTS, contribuições do sindicato da classe) serão cobrados com juros, correção monetária e multa. Na ação fiscal, como hoje a mesma engloba aos encargos de imposto de renda e de previdência social, a multa por atraso de pagamento das parcelas respectivas pode ser aplicada.

Além de:

1) As empresas são obrigadas a informar mensalmente ao Ministério do Trabalho e Emprego as movimentações de admissões e demissões ocorridas no mes imediatamente anterior (CAGED). Assim, no caso em comento, uma admissão realizada em fevereiro e só vindo a ser registrada em setembro em data retroativa, as multas administrativas são multiplas.
2) Outra obrigação da empresa é o atendimento ao disposto no artigo 53 da CLT, pois o prazo começa a contar da admissão real.
Em ambos os casos, a empresa sofreria sanções administrativas, nunca revertidas em favor do empregado.
Outro fato que me ocorre é que os registros de empregados devem ser realizados em Livro ou Ficha de Registro de Empregados, que são numerados sequencialmente conforme registro no MTE, e devem ser utilizados em ordem cronológica, sob pena de sanção administrativa em favor do Estado e não em favor do empregado.
Dessa forma, cuidado com as decisões tomadas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.