x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.767

Cuidador de Idosos Sefip

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 20:57

Prezados Colegas

Estou contratando um Cuidador de Idosos (Empregado Doméstico)para o qual desejo recolher o FGTS.

Estou tentando cadastrar o CBO 05621 – Cuidador de Idosos e o aplicativo SEFIP da Caixa Econômica Federal acusa erro, dizendo que, para o CBO 05621, a Categoria de Trabalhador não pode ser 06 – Empregado Doméstico.

Alguém poderia me auxiliar neste aspecto?
Posso colocar a categoria 01, ou colocar outro CBO 512105 (Empregado Doméstico)?

Atenciosamente

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 11:13

Jaqueline

Bom dia,

Desculpe-me, pois me expressei mal no post acima.

O que acontece é o seguinte: Estou registrando a pessoa com o CBO 516210 com a categoria da Sefip 06 (Empregado Doméstico), entretanto ao tentar validar o arquivo da SEFIP, o aplicativo acusa o erro, dizendo que, para o CBO 516210, a Categoria de Trabalhador não pode ser 06, diz que para esta categoria deverá ser utilizado o CBO da família 5121.

Sendo assim a minha dúvida é: Posso registrá-lo em outra categoria do Sefip mesmo ele sendo considerado um empregado doméstico (Ex.: Categoria 01 - Trabalhador)?

Ou posso utilizar o CBO de empregado doméstico mesmo?

Atenciosamente

Patricia Munhoz

Patricia Munhoz

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 3 junho 2013 | 10:17

Bom dia
Carlos

Gostaria de saber se você conseguiu enviar, estou com o mesmo problema.
Procurei sobre a função de cuidador e em alguns casos falam que essa função não é de domestico, daí surgiu a duvida, será q terei que criar um novo CEI? Liguei no 0800 da caixa e pra variar não sabem me dar uma informação concreta, falam que é problema no programa que gera a folha.

Obrigada
Abraços

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 12:24

Boa tarde estou com o mesmo problema, veio a mim uma pessoa fisica querendo registrar uma cuidadora de idoso na sua casa, fui tentar fazer o sefip para poder recolher o fgts coloquei na categoria 6 empregado domestico e co cbo 5162-10 mas não foi aceito deu a mesma mensagem do colega acima, como é considerado trabalhador domestico acompanhante de idoso como faço para registrar no sefip ? nem a caixa sabe nos dar uma orientação coerente.
Fico no aguardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.