x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 17

acessos 5.519

Procedimentos e Atividades no Departamento Pessoal

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 10:58

Departamento Pesssoal
Comecei a trabalhar esta semana no Departamento pessoal quais são os procedimentos da atividade contábil no dia-a-dia?(Incluindo programas governo e escritório)

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
José Edipoan Ribeiro

José Edipoan Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 12:25

Há uma série de coisas quando tratamos de Departamento Pessoal.
Por exemplo: cadastros de empresas, funcionários, códigos de rendimentos e descontos (eventos), do tipo variável (informado por valor), freqüência (por número de dias ou horas), fórmula ou tabela de cálculo, bancos e agências bancárias para crédito bancário, CBO, CNAE Fiscal, FPAS, horários, sindicatos, tabelas de INSS, IR, salário família, perdas de férias, férias proporcionais....
Cálculos de 13º Salário, férias, folha de pagamento, rescisões...

- CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) - geração de arquivo para validação
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) - geração de arquivo para validação
- Geração de arquivo (modelo CNAB 240 da Febraban - Federação Brasileira de Bancos) para envio aos bancos para depósito em conta dos funcionários
- Geração de arquivo para envio ao Banco do Brasil para pesquisa pelos funcionários nos terminais de auto-atendimento do banco
Geração de arquivo para contabilização pelo sistema de Contabilidade Geral da Idéia Informática ou de terceiros
- GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS) - geração de arquivo para validação
- RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) - geração de arquivo para validação
- SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) - geração de arquivo para validação
- DARF (com opção de lançamento automático dos valores de PIS e Imposto de Renda ou por valor informado pelo usuário)
- DCN (Documento de Cadastramento do NIS), em substituição ao antigo DCT.
- GPS (Guia da Previdência Social)
- GRCS (Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical).

E outros procedimentos realizáveis também, o melhor que você pode fazer para aprimoramento profissional e pessoal também é um curso específico sobre o assunto, para que haja um entendimento maior sobre alguns desses tópicos que levantei a você.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho)
Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 12:43

Já que você tocou no assunto Edipoan,eu desejo muito fazer um curso na área de departamento pessoal na qual ainda sou muito fraca,tudo que sei aprendi na prática e na marra,muitos dos casos que aparecem aqui no meu escritório eu nunca tinha visto e agora estou tendo que procurar me virar.

Qual curso especifico eu posso fazer?
Posso adquirir um livro de rotinas trabalhistas?
Uma CLT atualizada?

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 13:04

Obrigado José Edipoan Ribeiro,
Obrigado mesmo pela força! Concerteza essas informações irão me ajudar de verdade!
Att,
Irineu

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
José Edipoan Ribeiro

José Edipoan Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 14:45

Então Wendy, uma CLT comentada e atualizada seria muito interessante como uma ferramenta auxiliar de trabalho, algum curso relacionado a Direito do Trabalho seria bastante fundamental para ter uma base boa, vira e mexe muda leis e aprendemos coisas novas no dia a dia.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho)
Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 14:57

José Irineu Ferreira Neto e Wendy Santos Cordeiro, estejam sempre atentos tbm às notícias sobre Sped Social, pois a implantação do projeto está prevista para iniciar em julho/2013 conforme link:
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/efd-social-novidades-da-1a-cisped

Trata-se de uma obrigação acessória que terá por objetivo unificar as informações do fisco, com relação às informações trabalhistas e previdenciárias. Pela grandiosidade do projeto, a expectativa é de que se mude toda a rotina de Setor pessoal.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 15:07

Obrigada Mikael,já estou sabendo mas ainda não estou por dentro,vou tentar me atualizar.

Quanto a cursos Edipoan,o meu estado é fraco demais relacionado a isso,existem somente cursos tecnológicos e de graduação.


Mas mesmo assim obrigada!

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 16:52

Wendy, sei que o SENAC agora não é nada muito barato, mas costuma ser bom os voltados para DP / Gestão de Pessoas. Há tmb alguns por EAD com aulas presenciais por semana ou por mês.

Acho que vale a pena tentar.

Boa sorte!!!

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 16:56

Pessoal (Kennya) estou com uma duvida referente a um contrato,
Quando uma escala é 12x36 como eu posso colocar no contrato de trabalho?
Devo citar a clausula da CCT que rege esta jornada??

Tenho que imprimir contratos de acordo e compensação de horas, e como colocar?

Wendy Santos Cordeiro

Wendy Santos Cordeiro

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 17:36

Kennya eu não me importaria de pagar caro se esse fosse o caso,mas aqui onde moro realmente não tem cursos desse tipo .

Você poderia me informar algum EAD de confiança ou que pelo menos ja ouviu falar?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:41

Fabio, sempre convêm colocar o contrato em papel. Quanto a escala 12X36 é sempre bom ver o que a CCT do Sindicato diz sobre ela, alguns firmam a carga horária de 180hs, caso ela seja omissão neste ponto ficará valendo as 220hs.

Pode por em contrato ou em Termo de Compensação e Prorrogação de Horas a escala do empregado, assim, ficará de forma indelével a jornada do empregado principlamente quando o empregador pretender instituir algum rodízio em dias de feriados nacionais como Natal e Ano Novo.

Abraços!!

janaina de souza rosa

Janaina de Souza Rosa

Iniciante DIVISÃO 2, Educador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 20:40

olá pessoa que sabem muito!
abri uma creche pra mim e tenho duas funcionárias que trabalhan só meio periodo e gostaria de saber se posso assinar a carteira delas com meio salário mínimo, se há alguma restrição e qual a nomenclatura inerida na carteira neste caso se houver possibilidade é claro) ~sao cuidadoras ou auxiliar de creche.
um abraço carinhoso!
atenciosamente;
janaina rosa

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 20:53

Wendy, normalmente sim, mas muitos estabelecem polos para aulas presencias e para a aplicação de provas, procure saber com a instituição de ensino o local mais próximo de sua casa.

Por ex., a FGV não tem unidades em todos os estados da federação, mas isso não impede que outras instituições de ensino firmem parcerias para dispôr aos alunos a possibilidade de estudar pela FGV.

Espero ter ajudado.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 08:27

Bom Dia a todos;

Tendo em vista a diversidade dos assuntos levantados neste tópico o mesmo será trancado para que seja mantida a essência e foco principal do mesmo com as devidas respostas;

Solicito que sempre seja pesquisado antes de realizar questionamentos;

Em nosso banco de dados existem vários assuntos já esclarecidos. Caso não seja localizado a resposta para o questionamento a ser levantado, favor observar o tópico / assunto com assunto mais preciso possível para realizar o questionamento, mantendo a ordem e também a facilidade de interação precisa sobre determinado assunto.

Agradeço a compreensão de todos.

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.